Money

Cenário econômico europeu está voltando ao normal após guerra com Ucrânia

Um ano após o inicio da guerra, a Europa vem se recuperando no mercado financeiro e na bolsa de valores. As economias extensas tiveram perdas de mais de 15% no período de 12 meses

27 Fev 2023 - 12h40 | Atualizado em 27 Fev 2023 - 12h40
Cenário econômico europeu está voltando ao normal após guerra com Ucrânia Lorena Bueri

As bolsas de valores da Europa finalmente estão se recuperando da crise causada pelas consequências do conflito gerado pela guerra entre a Rússia e a Ucrânia. O cenário econômico europeu está em progresso de recuperação de suas perdas econômicas após um ano do início do conflito.

Essa recuperação das perdas está acontecendo por conta de diversos fatores, alguns deles são, o fato das empresas europeias serem resistentes em seu modo de lidar com perdas, o reabrimento das economias e o inverno moderado no continente europeu. O clima também influencia nos negócios, pois dependendo dos produtos que se necessita, um clima muito quente ou muito frio pode afetar a produção e o consumo dos mesmos.

Algumas das piores consequências geradas para o mercado europeu no período de guerra contra a Ucrânia, foi a perda de mais de 15% das economias mais extensas da Europa, causada pela escassez de gás natural, pela energia mais cara, pelo boicote ás commodities da Rússia, pelo forte aperto monetário e pela inflação épica. Estas causas estão totalmente ligadas entre si, uma afeta a outra, por isto não foi uma coincidência acontecerem ao mesmo tempo. Estes fatos ocorreram ao longo do último ano e foram registrados pelos índices acionários.


Análise de crises geradas para a Europa através de mapa e gráfico (Reprodução/Freepik)


Como nem tudo tem apenas o seu lado positivo, neste caso não é diferente, especialistas acreditam que apesar dos bons acontecimentos ajudantes na recuperação do mercado estarem presentes, há também o lado negativo, eles acreditam que a recuperação tem chance de ser provisória e limitada pois a inflação continua elevada, a crise geopolítica se alonga na região europeia e o ciclo de aperto monetário ainda não se encerrou. Por conta disso os especialistas se veem inseguros com a situação e não tão confiantes.

Já o banco Central europeu se mantém rigoroso na pressão de sua política, e mesmo com isto e com a guerra não dando sinais certeiros de fim, nos últimos meses o mercado financeiro europeu mudou e isto não se pode negar.

Foto destaque: Análisando o cenário econômico europeu através dos números. Reprodução/Freepik.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo