Saúde

Celular pode abrigar 23 mil fungos e bactérias. Saiba como higienizar corretamente seu aparelho.

Microorganismos presentes em aparelhos celulares podem causar uma série de doenças graves como conjuntivite, micoses, infecções respiratórias e de pele. Saiba como se proteger.

27 Mai 2022 - 21h25 | Atualizado em 27 Mai 2022 - 21h25
Celular pode abrigar 23 mil fungos e bactérias. Saiba como higienizar corretamente seu aparelho. Lorena Bueri

Já parou pra pensar que você pode estar pondo suas mão em milhares de bactérias todos os dias? O aparentemente inocente aparelho celular pode ser uma enorme fonte de contaminação por fungos e bactérias que a maioria das pessoas desconsidera.

Segundo um estudo realizado pelo Centro Universitário UniMetrocamp, de Campinas - SP, um celular pode carregar até 23 mil fungos e bactérias que podem gerar um série de doenças como, conjuntivite, micoses, infecções urinárias e respiratórias, dentre outras. Diante disso, especialistas alertam para a necessidade de limpar regularmente o seu aparelho celular, no entanto, alguns cuidados devem ser tomados para evitar danificar o aparelho.

O uso de água é vetado pois pode penetrar nos circuitos internos do aparelho e danificá-lo, o álcool em gel, comumente utilizado para assepsia das mãos, também não deve ser utilizado pois diversos celular possuem películas oleofóbicas nas telas, que protegem o telefone dos óleos naturais produzidos pelas mãos. O indicado é o uso de álcool isopropílico de concentração 70%, que é mais indicado para limpeza de eletrônicos.


Homem realizando asepsia de celular. (Foto: Reprodução/Prefeitura)


A princípio, deve-se desligar o celular, retirar capa, cabos e demais acessórios e realizar a limpeza com álcool isopropílico, o pano que for usado para aplicá-lo deve ser macio e não soltar fiapos, tecidos e lenços de papel com texturas abrasivas também não são recomendadas. A capinha retirada anteriormente, também deve ser higienizada de acordo com o material de que forem feitas.

Outra recomendação importante é a limitação do contato de crianças com celulares, pela facilidade de pôr o aparelho na boca, até mesmo as próprias mãos após usar o telefone, para evitar a contaminação dos pequenos, é indicado que quando eles forem utilizá-lo, o aparelho já deve ser entregue higienizado seguindo os passos descritos acima.

Todas as recomendações devem ser seguidas e a higienização dos celulares deve ser realizada, no mínimo, uma vez na semana, para evitar uma série de doenças graves.

 

Foto Destaque: Celular contaminado com bactérias. Reprodução/Ojo. Pe

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo