Saúde

Cefaleia tensional: conheça mais sobre a condição que afeta Virgina Fonseca

A dor tem como uma de suas características principais a sensação de que há uma faixa apertando a cabeça e o pescoço, causando grande incômodo. É um problema bastante comum na população.

05 Out 2022 - 09h00 | Atualizado em 05 Out 2022 - 09h00
Cefaleia tensional: conheça mais sobre a condição que afeta Virgina Fonseca Lorena Bueri

A influencer digital Virginia Fonseca, casada com o cantor sertanejo Zé Felipe, começou a sentir novamente fortes dores de cabeça. Virginia está na reta final da segunda gravidez e o mesmo problema já tinha feito ela se internar em maio.

Desta vez, o diagnóstico recebido foi de cefaleia tensional. A dor tem como uma de suas características principais a sensação de que há uma faixa apertando a cabeça e o pescoço, causando grande incômodo. “É um problema bastante comum na população e tem causas multifatoriais”, explica a médica e especialista Márcia Neiva, do Hospital DF Star, da Rede D'Or.

Causas

A cefaleia tensional pode ser uma resposta a momentos de tensão, ansiedade e estresse. Também pode ser ocasionada por questões relacionadas à saúde dos olhos, como miopia ou astigmatismo que não estão tratados de forma correta.

Outros motivos comuns são distúrbios na articulação temporomandibular (ATM), dores na região do pescoço provocadas por má postura e dificuldades de sono ou insônia, que vão para a cabeça.


Dor de cabeça. (Foto: Reprodução/Pexels)


“Na maioria das vezes, controlamos apenas os sintomas. Não é um problema que demande atendimento de emergência, só em casos em que a medicação comum não funcione ou que a dor esteja acompanhada de vômitos”, afirmou a médica. “No caso de uma paciente grávida, no entanto, quaisquer medicações precisam ser orientadas pelos médicos que acompanham a gestação”, completa a médica.

Sintomas

Na cefaleia tensional, a dor de cabeça junto com uma sensação de aperto ao redor da cabeça ou em pontos distintos é o principal sintoma sentido. Alguns pacientes descrevem que é como se algo estivesse apertando fortemente a cabeça, como um capacete apertado.

Sensação de pressão ou de dor atrás dos olhos, sensibilidade à luz, sensibilidade no couro cabeludo também são bem comuns em quem sofre.

Tratamento

A cefaleia tensional é muitas vezes tratada com o auxílio de um analgésico ou de um relaxante muscular. Ficar alguns instantes quieto, em repouso e em ambientes sem luz pode ser uma saída para diminuir os sintomas.

Nos casos em que o paciente apresenta cefaleia tensional com regularidade, é recomendado buscar um neurologista que recomendará um tratamento profilático (que apenas previne). 

Para pacientes que apresentam cefaleia tensional como consequência de episódios de grande ansiedade ou estresse, é indicado a adoção de novos hábitos, como a realização de exercícios físicos e de meditação.

 

Foto destaque: Virginia Fonseca. Reprodução/Instagram.

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo