Gastronomia

Cebolas que não fazem chorar já estão disponíveis em supermercados internacionais

A produção da nova variedade de cebola foi um resultado de três décadas de estudos. O lançamento da divisão de sementes da BASF já está disponível em países como EUA, França e Reino Unido.

03 Fev 2022 - 11h20 | Atualizado em 03 Fev 2022 - 11h20
Cebolas que não fazem chorar já estão disponíveis em supermercados internacionais Lorena Bueri

A BASF alega ter a solução para o tão comum problema da choradeira na hora de cortar cebolas: a Sunion – uma combinação das palavras sun (sol) e onion (cebola) – que promete ser uma verdadeira inovação na cozinha.

A nova variedade de cebola, desenvolvida pela divisão de sementes de vegetais da BASF, chega às prateleiras dos supermercados na Alemanha este mês, após de ter sido lançada para consumidores na Itália em dezembro. A novidade também está sendo experimentada no Reino Unido e na França depois que o produto foi introduzido em algumas redes nas últimas semanas. Assim como também já está à venda nos EUA, Canadá e Espanha.

Estas cebolas especiais são um produto de mais de 30 anos de estudo e de técnicas de agricultura que, segundo os produtores, visaram cruzar estirpes menos intensas e pungentes de cebola, gerando uma variedade descrita como “doce, suave e estaladiça”, e que não provoca “uma única lágrima”.


A cebola sem lágrimas é certificada pelo Sensory Lab do negócio de sementes de hortaliças da BASF e pelo Centro de Avaliação Sensorial da Ohio State University. (Foto: Reprodução/ Ilustração/ Getty Images)


Segundo Bilgehan Suer, líder do projeto da Sunions Europe, além de evitar lágrimas, a Sunion também apresenta um sabor melhor do que as ‘convencionais’. “Embora as cebolas geralmente se tornem mais picantes ao serem armazenadas, essa variedade se torna mais suave e doce ao longo do tempo. A cebola sem lágrimas é um exemplo claro de nossa ambição de tornar a alimentação saudável agradável”, disse.

Os produtores afirmam ainda que as Sunions não são um produto geneticamente modificado, e que foram cultivadas através de um programa de cruzamentos totalmente natural.

Entretanto, uma desvantagem deste novo produto é o seu preço em comparação às cebolas originais. Nos supermercados britânicos, a exemplo, o Waitrose, as cebolas normais custam 14 pence a unidade, enquanto que as Sunions custarão 50 pence a unidade.

Sobretudo, a estimativa da empresa é que outros Países mostrem interesse em experimentar o produto. “Tudo depende do interesse local dos consumidores e das opções de fornecimento disponíveis”, disse a empresa.

 

 

Foto destaque: BASF lança cebola que não provoca lágrimas. Reprodução/ Getty Images.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo