Notícias

Catedral de Notre Dame deve reabrir no final de 2024 após restauração

A famosa catedral de Notre Dame deve reabrir ao público no final do ano de 2024 depois da restauração. Em abril de 2019, o local ficou praticamente destruído por conta de um incêndio

08 Mar 2023 - 10h06 | Atualizado em 08 Mar 2023 - 10h06
Catedral de Notre Dame deve reabrir no final de 2024 após restauração Lorena Bueri

A famosa Catedral francesa de Notre Dame vai voltar a receber visitantes e missas no final do ano de 2024 após processo de restauração. As informações são da “Band”

Para quem não lembra, em 15 de abril de 2019, um incêndio que teve início no telhado deixou a igreja praticamente destruída. No tal dia, o local estava passando por obras de renovação. Até a atualidade, não se sabe o que provocou aquele incêndio.  

O objetivo do governo local era que o espaço fosse ficar pronto no mês de julho do ano que vem por conta da Olimpíada que vai ser realizada em Paris. Entretanto, não haverá tempo hábil para isso. 

Mesmo com a reabertura, as autoridades francesas apontaram que as obras vão continuar em 2025. 


Post sobre a reabertura da Catedral de Notre Dame. (Reprodução/Twitter @portaldaband)


O Ministro francês da Cultura Abdul-Malak disse que embora a catedral esteja aberta ao público, isso “não significa que todas as obras de renovação tenham terminado”. O ministro acrescentou que “ainda haverá algumas obras de renovação em curso durante 2025”.

O General Georgelin, responsável militar encarregado de gerir o projeto de reconstrução, afirmou: “O meu objetivo é reabrir a Catedral em 2024 - e fá-lo-emos”.

Ele também disse: “Estamos a lutar todos os dias por isso e estamos num bom caminho”.

A reconstrução da catedral, segundo informações do “Yahoo! Notícias”, tem sido uma tarefa enorme. Foi em 2022 que o projeto começou, após mais de dois anos de trabalho para tornar o monumento estável e seguro o suficiente para que os especialistas começassem a reconstruir. 

As autoridades optaram por reconstruir tal como era antes. Dessa forma, foi inclusa a recriação da espiral de 96 metros de altura, concebida pelo arquiteto Eugene Viollet-le-Duc. 

A peça central da catedral, que ruiu no incêndio, vai reaparecer sobre o momento este ano.  

O General Georgelin disse: “O regresso da espiral à linha do horizonte de Paris será, na minha opinião, um sinal claro de que estamos a ganhar a batalha de Notre Dame”.

O “Yahoo! Notícias” mostrou que estima-se que cerca de um milhar de pessoas em todo o país esteja trabalhando diariamente na restauração da catedral.

O general explica: “Temos muitas obras diferentes a realizar: a estrutura, a pintura, os blocos de pedra, a abóbada, o órgão, os vitrais e assim por diante”

Outro detalhe apontado pelo site citado é que há uma exposição chamada “Notre-Dame de Paris: no coração do estaleiro de construção” que homenageia as centenas de artesãos que trabalham na reconstrução.   

Tal exposição foi aberta ao público a partir de ontem numa instalação subterrânea localizada em frente ao edifício em frente ao edifício e a entrada é gratuita.    

Esse evento destaca as operações de restauro em curso mostrando a perícia dos especialistas artesanais ao mesmo tempo que mostra algumas obras de arte que foram resgatadas do incêndio.  

A catedral foi construída no século XII e demorou mais de 200 anos para ficar pronta e é uma das maiores representações culturais do Ocidente. 

Foto Destaque: A Catedral de Notre Dame deve reabrir no final de 2024 após restauração. Reprodução/Reuters.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo