Esportes

Catar terá estádio feito de contêineres para a Copa do Mundo

O Catar montou um estádio todo feito de contêineres para ser palco de diversos jogos da Copa do Mundo que acontecerá no final deste ano. O estádio, todo diferenciado, foi montado visando à sustentabilidade.

07 Set 2022 - 14h33 | Atualizado em 07 Set 2022 - 14h33
Catar terá estádio feito de contêineres para a Copa do Mundo Lorena Bueri

A Copa do Mundo do Catar terá um estádio diferenciado que irá se chamar "974". Esse nome faz menção a quantidade de contêineres que foram utilizados para a construção do estádio, além de se referir também ao código telefônico internacional do país árabe - assim como +55 do Brasil.

O segundo jogo da Seleção Brasileira pela fase de grupos da Copa, contra a Suíça, será realizado no "974". A partida acontecerá no dia 28 de novembro, às 13 horas, no horário de Brasília.

O estádio possui vários diferenciais além da própria construção, como os corredores que dão acessos às cadeiras e também o visual externo. O "974" possui capacidade para 40 mil pessoas e foi construído no lugar onde era o prédio da Qatar Petroleum, que foram destruídos para que a arena pudesse surgir.

Após a Copa, a estrutura do estádio será desmontada, possibilitando a construção do "974" em outro país ou até mesmo ficar no Catar, mas com sua capacidade reduzida para 20 ou 30 mil torcedores.

Nesta última terça-feira, o Supremo Comitê convidou jornalistas de todo o mundo para fazerem um tour pelo estádio. Os profissionais de imprensa puderam participar de bate-papos na parte de lounge vip da arena, ter contato com o gramado e também com as passagens para os vestiários. 


Reprodução: Twitter.


A arena esportiva é exótica, não há regularidade entre as paredes, uma colocada mais à frente do que a outra. Os corredores dos anéis do estádio são todos feitos de contêineres. Cada parte é de uma determinada cor: banheiros são de contêineres amarelos e os verdes são ambulatórios, por exemplo, entre outros.

O diretor do estádio, Mohamed Al Atwaan, comentou sobre a estrutura: "Foram utilizadas 30 mil toneladas de aço para a construção do estádio. O '974' será usado até as oitavas de final. Os contêineres são fáceis de transportar, foram fabricados especificamente para serem utilizados aqui. E o estádio nos permite ter ventilação natural, porque, na Copa, já será inverno", disse o diretor.

Um especialista em sustentabilidade, Talar Sahsuvaroglu, também comentou: “É o meu estádio preferido. Foi um desafio construí-lo. É um projeto muito interessante e divertido. O problema é que quando demolir o estádio, vamos ter muito lixo, mas grande parte é reciclável. [...] Fizemos de tudo para diminuir a emissão de gás carbônico. Foram utilizados carros elétricos nas construções. Outro desafio foi a produção e o consumo de plástico natural. Tentamos minimizar, não usaremos embalagens de plástico", declarou Talar.

Confira todos os jogos da Copa que vão acontecer no "974":

  • Dia 22/11, às 13h - México x Polônia
  • Dia 24/11, às 13h - Portugal x Gana
  • Dia 26/11, às 13h - França x Dinamarca
  • Dia 28/11, às 13h - Brasil x Suíça
  • Dia 30/11, às 16h - Polônia x Argentina
  • Dia 02/12, às 16h - Sérvia x Suíça
  • Dia 05/12, às 16h - Oitavas de final (1º do grupo G x 2º do grupo H)

Foto destaque: Estádio 974 Qatar. Reprodução: Twitter.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo