Esportes

Castillo, jogador do Equador e causador de conflito judicial, ficará fora da Copa

Byron Castillo, ponto de ignição de conflito judicial envolvendo acusação do Chile contra seleção Equatoriana, ficará de fora da Copa devido a uma lesão grave; Equador é acusado de ter escalado irregularmente o jogador em jogos eliminatórios

15 Nov 2022 - 10h29 | Atualizado em 15 Nov 2022 - 10h29
Castillo, jogador do Equador e causador de conflito judicial, ficará fora da Copa Lorena Bueri

Nesta segunda-feira (14), a seleção equatoriana divulgou a lista de convocados para a Copa do Mundo, em que o lateral direito Byron Castillo – responsável por conflito que colocou a participação do Equador no Catar me risco – não está associado. Mesmo que tendo sofrido uma grave lesão no amistoso realizado no último sábado, em amistoso contra o Iraque, sua convocação já não era certeza.

Durante entrevista para um programa de TV equatoriano nesse fim de semana, Pascual Del Ciopp (embaixador do Equador no Catar) já havia se posicionado e confirmado que Castillo estaria fora da lista de convocação para evitar futuros problemas.


Byron pelo León. (Foto: Reprodução/Instagram)


Entenda o caso

A seleção chilena acusa o Equador de ter utilizado de modo irregular o zagueiro em oito jogos das eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo. A irregularidade acusada e apresentada pelo Chile para a Fifa diz que Castillo nasceu na colômbia em 1995, diferente do que é dito, onde Byron consta o nascimento no Equador em 1998.

O Tribunal Arbitral Esportivo (TAS), na semanada passada, colocou em questão que a Federação Equatoriana se empregou de documentos falsos na hora de inscrever Byron Castillo. O Equador terá que começar as próximas Eliminatórias, em 2026, com saldo subtraindo menos 3 pontos; além disso, vai ter que pagar uma multa equivalente de 100 mil francos suíços, na conversão de aproximados R$ 525 mil, e o pagamento de todas as custas do processo.

Mesmo com todo o conflito, Byron sofreu uma grave lesão no tornozelo durante o amistoso contra o Iraque, no último sábado (12). A lesão também faria o jogador ser retirado da convocação.

O Equador pertence ao Grupo A da Copa do Mundo e faz estreia no evento de abertura, em conflito com a seleção Catari – na qual representa o país sede que recebe o torneio neste ano. O duelo inicial está marcado para o domingo (20) deste mês (novembro), às 13h do horário de Brasília.  

Foto Destaque: Byron em partida na seleção do Equador. Foto: Reprodução/Instagram. 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo