Saúde

Casos de tuberculose geniturinária têm baixa em 2020

Os sintomas da geniturinária variam entre febre, infecção urinária, sentir dor ao urinar, dor na região lombar e sangue na urina e nas mulheres, pode afetar trompas, ovários e o endométrio.

27 Mar 2022 - 14h00 | Atualizado em 27 Mar 2022 - 14h00
Casos de tuberculose geniturinária têm baixa em 2020 Lorena Bueri

A tuberculose, causada pelo Bacilo de Koch, atinge os pulmões e pode infectar outros órgãos através da corrente sanguínea, como os gânglios, a pleura, o rim, meninges e intestino. Uma condição pouco conhecida dessa doença é a tuberculose geniturinária, um quadro mais grave da tuberculose pulmonar.

Segundo o Ministério da Saúde, em 2019 foram diagnosticados 73.864 casos da doença, o que corresponde a 35 mil casos em 100 mil habitantes. Em 2020, houve uma queda, provavelmente pela pandemia do Covid-19, em que o Brasil registrou 66.819 novos casos de tuberculose, 31.6 mil casos por 100 mil habitantes.

O presidente da Sociedade Brasileira de Urologista, Alfredo Canalini, enfatiza que no sistema urinário o rim é o primeiro órgão a ser afetado pela doença: “A tuberculose ainda é bastante prevalente em nosso país e sua evolução costuma ser lenta e com poucos sintomas. A maioria dos casos começa pela infecção no pulmão. Os sintomas começam a aparecer quando o bacilo de Koch alojado no rim consegue chegar à bexiga, provocando incômodos para urinar semelhantes aos de uma infecção urinária comum”.


Bacilos de Koch vistos em microscópio 3D. (Foto: Reprodução/ Science News)


Segundo ele, de 7% a 15% dos casos a doença pulmonar evolui para geniturinária. É necessário no mínimo 6 meses do uso diário do tratamento específico para que a infecção seja eliminada do corpo, no entanto, o diagnóstico tardio e o abandono do tratamento antes do tempo recomendado deixam os bacilos mais resistentes.

Doenças que diminuem a imunidade, como a AIDS, tabagismo e diabetes facilitam a infecção do bacilo no sistema. Nos homens é mais comum em profissionais de saúde, moradores de rua e presidiários.

Pacientes com tuberculose pulmonar sentem febre, sudorese, fraqueza e perda de peso. Já os sintomas específicos da evolução do quadro, geniturinária, são febre, infecção urinária, sentir dor ao urinar, dor na região lombar e sangue na urina. No caso das mulheres, pode afetar as trompas, os ovários, aumento no fluxo menstrual e o endométrio, causando infertilidade.

O Diretor da Escola Superior de Urologia da SBU, Ubirajara Barroso Jr explica: "A doença atinge inicialmente o rim, podendo destruí-lo completamente e descer até a bexiga ocasionando sintomas urinários, muitas vezes insuportáveis, como o aumento da frequência miccional. Pode atingir ainda outros sistemas como o aparelho genital, incluindo próstata", alerta.

É possível prevenir a tuberculose em recém-nascidos através da vacina BCG. O tratamento é disponibilizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Foto Destaque: Leito vazio do SUS. Reprodução/ Gil Leonardi

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo