Saúde

Casos de recombinante da Covid-19 em São Paulo são identificados

Os casos foram identificados na última quinta-feira (dia 5). As amostras pertencem a um casal que não tomou a terceira dose da vacina contra a Covid-19.

07 Mai 2022 - 10h45 | Atualizado em 07 Mai 2022 - 10h45
Casos de recombinante da Covid-19 em São Paulo são identificados Lorena Bueri

Foram identificadas em São Paulo, duas amostras sequenciadas da sublinhagem XQ, uma recombinante das variantes BA.1.1 e BA.2 da Ômicron. A identificação aconteceu na última quinta-feira - dia 5 - e segundo informações do Instituto Butantan, em ambos os casos, o paciente não tinha tomado a terceira dose da vacina contra a Covid-19. A informação reforça a importância dos pacientes completarem o esquema vacinal, independentemente de quantas doses já tenha tomado. 

O monitoramento realizado pela Rede de Alerta das Variantes do SARS-CoV-2 e coordenado pelo Instituto, mostrou que o sequenciamentos se tratava da XQ - que surgiram na Holanda e Inglaterra. A Secretária Municipal de Saúde do Estado de São Paulo confirmou os dois casos.


Instituto Butantan. (Reprodução/ USP Imagens)


Segundo informações do Butantan, o casal que concedeu as amostras, relatou sintomas que são comumente associados a Covid-19 tais como: febre, dores de cabeça, dor no corpo e dor na garganta durante o feriado de Páscoa.

“O casal não tem histórico de viagem e também não teve contato com pessoas que viajaram para estes países. A variante recombinante pode ter sido trazida por outras pessoas e, de fato, acabou se espalhando”, Alex Ranieri - bioinformata do Instituto Butantan em um comunicado.

A bioformata Gabriela Ribeiro também se pronunciou sobre as amostras coletadas que sugerem que a nova variante está em circulação no país “As pessoas não precisam ficar apreensivas com essas recombinantes porque é um processo do vírus que acontece naturalmente. É importante continuar com as medidas de precaução como o uso de máscaras em lugares fechados, lavagem das mãos, uso de álcool gel”.

O alerta feito por Gabriela, reforça que a melhor forma de prevenção ainda são os cuidados básicos que foram amplamente divulgados, porém, com a flexibilização de algumas medidas preventivas e redução no número de casos, caíram no esquecimento. Prevenção aliada a vacinação é o melhor remédio contra a Covid-19.

Foto destaque: Vacinas contra a Covid-19. (Reprodução/ CNN Brasil)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo