Saúde

Casos de infecção simultânea de Covid 19 e gripe aumentam na Europa

Os casos de infecção simultânea de vírus que afetam o sistema respiratório tem preocupado as autoridades da Europa, que seguem incentivando o uso das máscaras e a vacinação.

13 Jan 2023 - 15h21 | Atualizado em 13 Jan 2023 - 15h21
Casos de infecção simultânea de Covid 19 e gripe aumentam na Europa  Lorena Bueri

Os casos de infecção simultânea pelo vírus da Covid-19 e da Gripe registraram um aumento preocupante na União Europeia.  As autoridades romenas demonstraram preocupação pelo crescente número de pacientes, devido ao registro de casos de coexistência de três vírus de incidência respiratória no mesmo paciente.

O Diretor do Instituto de Doenças Infecciosas de Bucareste, Adrian Marinescu, informou sobre a importância e necessidade de continuar realizando os testes após apresentar qualquer sintoma. “Qualquer pessoa que tenha passado pela gripe sabe o que é esse estado de dor de cabeça, isso coloca-o na cama. Quando falamos de gripe, é uma soma de todos estes sintomas, e estes sintomas chegam a alta e muito alta intensidade, não se pode dizer sem testes.”, afirmou.

Pesquisadores de toda a Europa alertam sobre um potencial surto de Covid e similares nos próximos meses, informando que é preciso tomar precauções, principalmente com as vacinas de reforço e a utilização de máscaras em espaços de grande concentração de pessoas. O alerta surge no momento onde a Organização Mundial de Saúde (OMS) assinala que completam três anos desde a primeira sequenciação do vírus Sars-COV2, e lembra que a Covid-19 não está vencido.


(Fabricação de vacina contra a Covid-19. Foto: Josué Damacena/IOC/Fiocruz)


Conforme o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC), agência da União Europeia que reforça as defesas da região contra doenças infecciosas, normalmente entre 5% e 15% da população é afetada anualmente pela gripe, resultando entre 3 a 5 milhões de casos de jipe grave e cerca de 650 mil mortes globalmente, o que aumenta a preocupação das lideranças sobre o avanço dos casos de infecção simultânea, uma vez que as duas enfermidades afetam o sistema respiratório.

O ECDC sugere aos países que realizem um forte monitoramento de como o vírus da influenza está se espalhando pela região e quais cepas do vírus são dominantes. Recomenda que a vacinação continue sendo incentivada.

Foto Destaque: Pessoas usando máscara. Foto: Alamy.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo