Saúde

Casos da Ômicron quadruplicam no Brasil

Dados do Conass mostram que o Brasil teve, nas últimas 24 horas, 70.765 novos casos de Covid-19. Devido ao avanço da Ômicron, o número diário de registros quase quadruplicou em comparação com o total de uma semana atrás

12 Jan 2022 - 16h11 | Atualizado em 12 Jan 2022 - 16h11
Casos da Ômicron quadruplicam no Brasil Lorena Bueri

Em uma semana, os casos da variante ômicron quadruplicaram no Brasil. Nas últimas 24 horas, foram registrados 70.765 novos casos de Covid-19, contra 18.759 novos registros na semana passada; é o que indicam os dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Atualmente, o país tem 620.281 óbitos e 22.630.142 casos registrados do coronavírus, de acordo com o consórcio de veículos de imprensa.

A média móvel de casos nos últimos 7 dias foi de 44.016 - a maior registrada desde 29 de julho do ano passado. Em comparação à média de 14 dias atrás, houve uma variação de 631%, o que indica uma tendência de aumento nos casos da doença.

De acordo com o G1, os dados sobre a nova manifestação da covid-19 ainda não refletem completamente a situação do país, e os especialistas reforçam a importância da testagem e justificam que a gravidade do problema ainda não tem proporções exatas devido ao apagão de dados e a instabilidade nos sistemas do Ministério da Saúde.

O aumento no número de casos pode ser atribuído ao relaxamento no cumprimento das regras de proteção à Covid-19 neste fim de ano. Embora a máscara ainda esteja sendo utilizada em lugares públicos, muitos a abandonam em reuniões familiares, como natal e ano novo. Em contato próximo com pessoas infectadas, a variante, que é mais contagiosa, se espalha facilmente.

Em dezembro, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ignorou a recomendação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para que a vacinação completa de viajantes fosse exigida no Brasil. Queiroga alegou que o passaporte de vacinação gera “mais discórdia do que consenso” e a única medida adotada foi a exigência de uma quarentena de cinco dias para viajantes não vacinados.


Marcelo Queiroga sobre a exigência do passaporte vacinal para viajantes: "melhor perder a vida do que a liberdade". (Foto: Reprodução/Instagram). 


Na ocasião, a infectologista Luana Araújo contou ao G1 que controlar a pandemia promoveria mais estabilidade social e econômica, embora as medidas causassem desagrado a uma parcela da população:

"É uma medida que tem arcabouço científico e também ajuda socioeconomicamente esses países, uma vez que cria uma atmosfera de maior segurança para essas populações e ao mesmo tempo em que promover uma maior tranquilidade para o sistema público de saúde, evitando casos graves e evitando sobrecarga do sistema", explica.

Foto Destaque: Teste para a Covid-19. Foto: Reprodução/SESI Ceará. 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo