Empreendedorismo

Casal ensina clientes a construirem uma casa em apenas 6 meses

Pepe Romero e Eugenia Diaz conseguiram tal feito em uma série de vídeos postados no YouTube, e decidiram se profissionalizar após muitos pedidos de seguidores do casal.

15 Nov 2022 - 16h20 | Atualizado em 15 Nov 2022 - 16h20
Casal ensina clientes a construirem uma casa em apenas 6 meses Lorena Bueri

O casal Pepe Romero e Eugenia Diaz, os dois com 37 anos, estão oferecendo um guia completo detalhado de 130 páginas que promete ao comprador construir sua própria casa em apenas seis meses. O novo negócio de Pepe e Eugenia, até agora, segundo o casal, já vendeu 600 cópias, com o guia custando, em média, 399 euros (cerca de R$2.210 na conversão direta).

Pepe Romero e Eugenia Diaz possuíam uma marca de bolsas até 3 anos atrás, em 2019, em que decidiram tomar uma decisão incomum de largar mão de seu empreendimento para vivenciar um novo estilo de vida. A nova experiência, em questão, era uma viagem de trailer por toda a Europa. Morando em um veículo, a ideia original do casal era de reformá-lo por completo, transformando-o em uma caravana, entretanto Pepe e Eugenia notaram que o custo financeiro do projeto seria muito alto para os dois.

Como nem tudo está perdido, foi neste momento de frustração que Pepe Romero e Eugenia Diaz decidiram que construiriam uma casa do zero. Primeiramente, Pepe e Eugenia procuravam casas que já estavam em ruínas, mas nenhuma foi de agrado do casal.

"Fomos forçados a construí-lo nós mesmos e, depois disso, percebemos que tudo pode ser feito se você se esforçar e estudar. Não queríamos contratar alguém para fazer isso, pois já tínhamos experimentado como é fazer as coisas sozinhos. Renovar uma estrutura existente parecia algo mais fácil de fazer e mais viável, mas todas as ruínas que encontramos não eram o que estávamos procurando. Depois de alguns meses, eu disse a Eugenia que talvez pudéssemos procurar um terreno vazio, para que pudéssemos projetar e construir o que queríamos do zero. Encontramos nossa propriedade em algumas semanas, assinamos o acordo e nos mudamos com nossa van para morar nela.", disse Pepe Romero ao site Insider


Pepe Romero e Eugenia Diaz na etapa inicial de construção. (Foto: Reprodução/ Modern House Cabin/ Insider)


Foi uma cabana totalmente feita à mão pelo casal, situada em Alentejo, cidade de 30 habitantes em Portugal, que Pepe e Eugenia decidiram se estabilizar, sem nenhum tipo de auxílio, com as mesmas preocupações convencionais de um lugar com energia elétrica e acesso à água. Em dezembro de 2020 começou os preparativos e em janeiro de 2021 o casal já havia se mudado para a vila antes mesmo de sua conclusão.

"Tenho muitos anos de experiência em design de arquitetura, e Eugenia é designer de profissão, mas nenhum de nós realmente construiu nada até construirmos nossa van" pontuou Romero

O começo foi muito árduo, segundo Pepe, pois havia um grau de incerteza de ambos sobre o projeto. Bem em dezembro de 2020, Portugal registrou o inverno mais chuvoso do ano, com o solo estando muito úmido e lamacento, sem contar na escassez de eletricidade, uma vez que sua única forma de energia era através de painéis solares instalados no teto da van, atrasando a obra.


Interior da vila construída por Pepe Romero e Eugenia Diaz. (Foto: Reprodução/ Modern House Cabin/ Insider)


A vila é 90% autossuficiente, com Pepe e Eugenia cultivando a comida que come - algumas vezes, fazem parceria com seus vizinhos fazendeiros que criam galinhas e aves frescas - e usando a água subterrânea do largo terreno. Embora seja pequena, a cabine acomoda tudo o que eles precisam - incluindo área de estar, área de dormir, cozinha e banheiro. Quase toda a área é retrátil e minimalista, a fim do espaço não ser problema de moradia para o casal, que também acompanha um husky e um gato.

Todo o passo-a-passo foi documentado na plataforma de vídeos YouTube, com o canal Modern House Cabin, e que rapidamente ganharam visualizações e seguidores, contendo mais de 137 mil inscritos. Embora o sucesso tenha sido entrelaçado ao YouTube, o casal revela que o cotidiano de fillmmaker fez com que atrasasse um pouco a finalização da vila.

Segundo Pepe Romero e Eugenia Diaz, toda a obra reformatória demorou seis meses, e agora o foco do casal é ajudar as mesmas famílias que procuram uma moradia para chamar de sua, por um preço mais viável. Ainda, o livro inclui uma lista completa de materiais, juntamente com recomendações sobre as partes da cabine que teriam sido feitas de maneira diferente.

"Decidimos escrever este guia para ajudar outras pessoas a replicar nosso projeto. Todo o nosso conhecimento e pesquisa para cada etapa da construção está nesse guia, no qual explicamos passo a passo em palavras, fotos e desenhos, o que fizemos, como fizemos e por que fizemos.", diz Pepe ao portal.


A vila, com sua horta e oficina. (Foto: Reprodução/ Modern House Cabin/ Insider)


Pepe Romero e Eugenia Diaz relataram ao portal que ainda pretendem construir um poço de água para aproveitar ainda mais a água subterrânea presente no terreno, e uma casa 'definitiva' do casal que acomoda muito mais que a vila. Até então, um chuveiro ao ar livre, uma oficina e um gerador à base de energia solar foram construídas em volta do espaço.

"Vamos começar a construir nossa casa definitiva agora, e será um grande projeto. Sinto que tudo o que fizemos até aqui foi para nos preparar para isto. Vai ser o projeto das nossas vidas”, exclama Pepe Romero ao site

A sensação de dever cumprido e orgulho por terem se arriscado fora de suas zonas de conforto é o que paira, segundo o casal: "Saber que fizemos isso, com as próprias mãos, foi extremamente gratificante. Vou levar esse sentimento comigo para sempre"

Foto Destaque: Pepe Romero e Eugenia Diaz com sua vila construída totalmente do zero por eles. (Foto: Reprodução/ Acervo pessoal/ Insider)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo