Um casal de jogadores de vôlei foi encontrado morto após o desastre causado pelo terremoto ocorrido na cidade de Kahramanmaras, na Turquia, próximo à fronteira com a Síria. Bedrettin Çakır, atleta turco, e a sua esposa, Betül Çoban Çakır, também atleta, foram encontrados sob os escombros de um dos edifícios desabados. A informação foi dada pelo portal turco “Fanatik”.
Bedrettin era jogador do Kahramanmaras Buyuksehir Belediye, equipe local. Por sua vez, Betül Çoban atuava por uma equipe da segunda liga turca, o Gaziantep Merinos Volleyball. Antes do início da temporada atual, ela havia desistido de sua carreira esportiva, pois pretendia dedicar o seu foco à vida familiar. No entanto, o destino do casamento do vôlei foi severamente interrompido pela tragédia.
Publicação do Merinos Volleyball lamentando a morte de Betül Çoban, atleta formada no clube. (Reprodução/Instagram)
Além do casal, outros atletas do esporte e de mais modalidades também foram atingidos. A Federação Turca de Vôlei anunciou que a equipe feminina Hatay Voleybol foi confirmada entre os grupos desaparecidos. Entre as pessoas resgatadas estão: Eda Ünal, Malatya Demirel, Neriman Korkmaz e Zehra Karagöz. A equipe aparentemente ficou nos albergues que estavam no estádio (Antakia Sports Hall) ou em um hotel próximo, que desmoronou e, de acordo com a Federação, toda a equipe foi enterrada sob os escombros.
Até o fim da noite de anteontem (6), o jogador de futebol Christian Atsu, entre outros, teria escapado da tragédia, mas a informação foi desmentida nesta quarta-feira por Volkan Demirel, ex-goleiro e técnico do Hatayspor. A Associação de Futebol de Gana disse que o atacante de 31 anos, que jogou pelo país durante a Copa do Mundo de 2014 e a Copa das Nações Africanas de 2019, havia sido "resgatado com sucesso" nesta terça-feira (7). No entanto, o treinador veio a público atualizar as informações.
Em declarações dadas ao jornal turco "Hurriyet", Demirel comentou: "Por favor, não escrevam que ele sobreviveu, sem estarem certos de que ele sobreviveu. As pessoas têm família, esperanças. A dor aumenta", disse o técnico.
O dano causado pelo terremoto na Turquia é enorme: o sismo foi de magnitude 7,8 e atingiu Kahramanmaras com grande força. Além da cidade, várias províncias foram afetadas, incluindo Hatay, Gaziantep, Adana e Malatya. Foi o maior desastre desse tipo no país desde 1939.
Foto destaque: Casal de jogadores de vôlei morre em terremoto na Turquia. Reprodução/Voleybol Magazin