Notícias

Cartório permite emissão de AEV online para que menores de idade possam viajar sozinhos

Autorização Eletrônica de Viagem (AEV) passa a ser disponibilizada de forma online, rápida e prática; Pais ou responsáveis passam por reconhecimento via videoconferência.

08 Fev 2023 - 09h25 | Atualizado em 08 Fev 2023 - 09h25
Cartório permite emissão de AEV online para que menores de idade possam viajar sozinhos  Lorena Bueri

Novo serviço disponibilizado pelos cartórios brasileiros permite que pais e responsáveis emitam e imprimam documento que autorize crianças e adolescentes a viajarem para o exterior, sem que os mesmos tenham que enfrentar filas de espera presenciais.

Agora, do conforto da própria casa, pais e responsáveis por menores de idade poderão, através do reconhecimento de firma por videoconferência, conseguir a Autorização Eletrônica de Viagem (AEV) para que os menores possam viajar de avião para o exterior sozinhos ou acompanhados por apenas um dos responsáveis. Antes dessa atualização, a emissão era feita no Cartório de Notas, mediante agendamento e fila de espera.


Autorização Eletrônica de Viagem, documento que permite que crianças e adolescentes possam viajar sozinhos, passa a ser emitida de forma digital. (Foto: Reprodução/TJMT)


A atualização do sistema foi liberada nesta última terça-feira (07) e os pedidos são feitos através da plataforma E-notariado.

Após o reconhecimento de firma, os solicitantes recebem um documento digital que deve ser levado até o guichê da companhia aérea para que seja validado. O documento é disponibilizado por meio de QRCode, mas também aparece a opção de impressão, e ambas as formas devem ser aceitas pelas companhias.

O órgão ainda sinaliza que a atualização do serviço prestado pelos cartórios visa minimizar a perda de documentos impressos durante a viagem, algo que acontece com frequência.

Como emitir a autorização Eletrônica de Viagem?

O primeiro passo para emitir essa autorização de modo online é verificar se em sua cidade há cartórios credenciados para a AEV. A  pesquisa pode ser feita através do portal E-notariado.

É necessário inserir, no campo de pesquisa disponibilizado, CEP, Cidade de Bairro.

Feito isso, você será redirecionado ao formulário de solicitação de AEV clicando no passo 2, que aparece na tela oficial.

De acordo com o site do governo, no processo de preenchimento dos dados solicitados, o solicitante deverá selecionar um cartório de sua cidade ou comarca que efetuará o reconhecimento dos responsáveis informados.

Com os dados encaminhados ao cartório, o último passo é acompanhar o andamento do processo, diretamente pelo site em questão; aguardar o atendimento para reconhecimento por videoconferência e seguir viagem.

Demais dúvidas, acesse o site www.e-notariado.org.br

 

Foto destaque: Viajar ficou ainda mais rápido, e fácil, mediante autorização reconhecida em firma de forma digital. Reprodução/Freepik

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo