Saúde

Cartilha mostra usos e benefícios da copaíba

Aclamada pela medicina popular, a planta auxilia no combate à propagação de micro-organismos patogênicos. Cartilha educativa pretende difundir informações sobre usos e benefícios da copaíba.

02 Fev 2022 - 17h00 | Atualizado em 02 Fev 2022 - 17h00
Cartilha mostra usos e benefícios da copaíba Lorena Bueri

A copaíba é uma planta medicinal utilizada para diversos fins, tais como alívio de inflamações, dermatites, feridas e machucados abertos. Suas propriedades protegem contra micro-organismos patogênicos, como bactérias, vermes e outros parasitas.

Pensando nisso, a biomédica Mariana Brentini Santiago desenvolveu uma cartilha educativa com as principais espécies de Copaifera spp do país e as propriedades estudadas de sua oleorresina. A pesquisa faz parte do programa de mestrado da Universidade de Franca (UNIFRAN) junto à Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Na cartilha, a pesquisadora justifica a escolha da pesquisa pautando na “necessidade de manter a população sempre informada, bem como pela motivação de orientar comportamentos, promover saúde, prevenir futuros acometimentos e informar sobre as propriedades farmacológicas comprovadas cientificamente de diferentes espécies de Copaifera spp”.

Ainda no material, Mariana conta sobre os usos da oleorresina das copaíbas na medicina popular. De acordo com a cartilha, o material é utilizado via administração oral, aplicações tópicas in natura, ou como pomadas. No ano de 2009, 71 plantas foram listadas na “Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse do Sistema Único de Saúde (Renisus)”, sendo uma delas, a Copaifera spp, podendo gerar produtos medicinais e de interesse econômico.


A oleorresina é um líquido presente nos troncos das árvores copaíbas. (Foto: Reprodução/VIX).


A VEJA SAÚDE disponibilizou informações sobre a planta, confira abaixo:

Diversidade: São 96 espécies identificadas pelo mundo, 32 no Brasil e nove abordadas no trabalho de Mariana.

As propriedades: A maioria das espécies protege contra bactérias, vermes e outros parasitas. Algumas atuam na inflamação e cicatrização.

Uso terapêutico: Ocorre pela oleorresina, líquido presente nos troncos que defende a planta de pragas.

Onde se encontra: De Norte a Sul do país, predominando na Amazônia, no Centro-Oeste e no Sudeste.

Clique aqui para acessar a cartilha.

O material também possui autoria da bióloga, mestre e doutora em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade de São Paulo, Profa. Dra. Raquel Alves dos Santos, e o biomédico, doutor em Biociências e Biotecnologia Aplicadas à Farmácia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Prof. Dr. Carlos Henrique Gomes Martins.

Foto Destaque: Óleo de copaíba. Reprodução/Vitat. 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo