Notícias

Carro voador chinês Xpeng X2 faz primeiro voo público em Dubai

X2 tem espaço para dois passageiros e terá 35 minutos de autonomia em voos tripulados, segundo a fabricante. Veículo fez voo de teste em Dubai, nos Emirados Árabes.

12 Out 2022 - 19h15 | Atualizado em 12 Out 2022 - 19h15
Carro voador chinês Xpeng X2 faz primeiro voo público em Dubai  Lorena Bueri

Na última segunda-feira (10), o carro voador X2 fez seu primeiro voo público em Dubai, Emirados Árabes. O carro foi construído pela fabricante chinesa de veículos eletrônicos, Xpeng Inc. O X2 é uma aeronave de decolagem e pouso vertical (eVTOL), ele tem espaços para dois passageiros e é impulsionado por oito hélices (duas em cada canto do veículo).

O voo de teste não tripulado teve duração de 90 minutos, o voo foi detalhado como “base importante para a próxima geração de carros voadores”.

“Estamos avançando passo a passo para o mercado internacional. Primeiro selecionamos a cidade de Dubai, porque Dubai é a cidade mais inovadora do mundo.” disse Minguan Qiu, gerente geral da Xpeng Aeroht. Segundo o portal Money Times.

Assista ao primeiro voo público do X2:


Voo de teste do carro X2. Reprodução: Youtube\Xpeng AeroHT


A apresentação do novo modelo de veículos da Xpeng contou com a presença de 150 convidados, entres eles, representantes da embaixada chinesa nos Emirados Árabes, e de autoridades da agência de aviação civil de Dubai, agência que emitiu uma autorização especial de voo para a ocasião e membros do governo local.

X2 alcança 130km\h e tem 35 minutos de autonomia, segundo o fabricante. A empresa afirmou que a aeronave pesa 560kg quando está vazio e é capaz de decolar até 760kg. Segundo a empresa Xpeng, por ser elétrico, o veículo não emite nenhum gás poluente durante seus uso. O objetivo da empresa e oferecer viagens baixa altitude em grandes centros urbanos.

Possuindo quatro baterias independentes, o eVTOL, é o que faz pousar com segurança e sem nenhuma falha em nenhuma das baterias. Ele também foi projetado para acionar paraquedas em caso de emergência e ajuda manter contato com um centro de comando durante a viagem.

O voo foi um dos destaques da Gitex Global 2022, uma das maiores feiras de inovação e tecnologia. O evento reúne mais de 5 mil expositores e esperar atrair mais de 100 mil visitantes.

Foto Destaque: Carro voador X2. Divulgação: XPeng AeroHT

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo