Saúde

Carne de origem vegetal? Conheça os produtos plant-based que estão fazendo sucesso no mundo

Produtos que substituem ingredientes de origem animal prometem conquistar o paladar mundial, mesmo de quem não abre mão de carne e leite, por exemplo

06 Mai 2022 - 18h46 | Atualizado em 06 Mai 2022 - 18h46
Carne de origem vegetal? Conheça os produtos plant-based que estão fazendo sucesso no mundo Lorena Bueri

Alimentos plant-based são produzidos a partir de matérias-primas de origem vegetal e utilizam alta tecnologia para torná-los o mais parecidos possível com alimentos de origem animal, passando por um processo industrial que altera suas características para tornar, o sabor, a textura e a aparência muito semelhantes aos produtos “originais”.

No entanto, a expressão também pode ser empregada em outros contextos, pode designar cardápios que possuem quase todos os seus alimentos à base de verduras, hortaliças, grãos integrais, frutas e etc, até a própria dieta mediterrânea pode ser enquadrada como plant-based.

De acordo com dados da agência Euromonitor, o mercado de alimentos plant-based registrou um crescimento anual de 11,1% no Brasil, e teve alta de quase 70% em seu faturamento entre 2015 e 2020.

Mas o mercado desse tipo de alimentos, não se restringe apenas à população vegana ou vegetariana, segundo levantamento do programa EscolhaVeg, desenvolvido pela ONG Mercy For Animals (MFA) no Brasil, 8 a cada 10 brasileiros experimentaram produtos plant-based durante os seis meses em que a pesquisa ocorreu, indicando que esse mercado está crescendo cada vez mais.


Churrasco de carne vegetal (Foto: Reprodução/ESO QUE COMEMOS)


A importância de reduzir o consumo de carne

Produtos plant-based podem ser uma alternativa para reduzir o consumo de carne mundialmente, já que a indústria da carne é responsável por acelerar os efeitos do aquecimento global ao contribuir massivamente para a emissão de gases poluentes e consumir enormes quantidades de água.

Segundo relatório publicado pela Greenpeace, é recomendado que o mundo reduza em 50% a ingestão de carne até 2050 para evitar maiores efeitos ao meio ambiente

Carne sintética

Na mesma onda de produtos plant-base, startups vem trabalhando em tecnologia de ponta para a criação de carne sem abate animal, produzida em laboratório.

A carne é produzida a partir da extração de células-tronco animai e multiplicadas pelos cientistas para formarem tecidos musculares. Ainda há uma série de desafios que precisaram ser superados para tornar a produção e o consumo de carne produzida em laboratório viáveis em larga escala, mas tem se tornado uma possibilidade cada vez menos remota.

 

Foto Destaque: Hambúrguer de carne vegetal (Foto:  Divulgação/ Blog da Liv Up)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo