Tech

Cão robótico estará em patrulha em Pompeia

Autoridades na Itália disseram que recrutaram o serviço de um cão robô para patrulhar as antigas ruínas da cidade de Pompéia, com as funções do quadrúpede mecânico, incluindo identificar problemas de segurança e encontrar túneis criados por la

02 Abr 2022 - 18h30 | Atualizado em 02 Abr 2022 - 18h30
Cão robótico estará em patrulha em Pompeia Lorena Bueri

O vulcão próximo escureceu o céu e engoliu a cidade em nuvens de cinzas; séculos depois, cães robôs agora rondam as ruínas, protegendo os mortos da cidade contra a devastação do tempo.

Isso não é um enredo de filme. É o que realmente está acontecendo nas ruínas romanas de Pompeia, com 2.000 anos de idade, no sul da Itália. O cão robô da Boston Dynamics, Spot, ajudará arqueólogos e equipes de preservação patrulhando o local de 66 hectares em busca de sinais de erosão, danos e saques.

“Eles são bons cães, Brent”

As cinzas vulcânicas que enterraram Pompeia em 79 EC transformaram uma próspera cidade costeira romana em uma tumba bem preservada – e uma cápsula do tempo. Hoje, o sítio arqueológico é um dos mais famosos do mundo e continua a revelar novos vislumbres da vida em uma cidade romana cosmopolita durante o apogeu do império, como um antigo balcão de fast food escavado em 2020.

Mas em 2013, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) descobriu que a erosão e o intemperismo estavam afetando as partes do local que os arqueólogos escavaram até agora. Para proteger a cidade em ruínas e manter os trabalhadores da restauração seguros, as autoridades do parque precisavam encontrar novas maneiras de monitorar danos, restaurar estruturas antigas e preservá-las para o futuro. É aí que entra o Spot: o cão robô amarelo brilhante faz parte de um projeto chamado Smart@POMPEI, que usa ferramentas de alta tecnologia para ajudar a ficar de olho no local antigo.

Spot é um robô ambulante de quatro patas que pode atravessar terrenos irregulares enquanto carrega pequenas cargas úteis, como câmeras e sensores. Como um drone voador, o robô semelhante a um cachorro pode seguir uma rota programada ou os operadores podem dirigi-lo por controle remoto. Vídeos virais mostraram Spot realizando acrobacias e até usando o pé da frente para segurar uma porta aberta para um amigo.

A maneira quase realista de se mover do robô (bem-vindo ao Uncanny Valley) enerva alguns observadores (e faz com que outros, incluindo seu fiel correspondente, desejem que ele tenha um snoot adequado para booping), enquanto seu potencial militar e de vigilância use enervar indiscutivelmente mais deles. Spot é o sucessor de um robô de quatro patas maior e mais pesado chamado BigDog, que a Boston Dynamics projetou para transportar equipamentos ao lado da infantaria no campo. Esse não é o tipo de papel que colocaria um robô em conflito direto com as pessoas, é claro, mas fornece outra faceta ao nosso debate social em andamento sobre o papel de robôs e drones na vigilância e na guerra.

A Boston Dynamics disponibilizou o Spot para locação a “parceiros” selecionados em 2019 e para compra comercial em 2020, e pelo menos 100 cães-robô amarelos assumiram todo tipo de trabalho que provavelmente não está relacionado à iminente revolta das máquinas, como inspecionar a contenção para combustível de foguete de nitrogênio líquido no local de lançamento da SpaceX em Boca Raton, Flórida. Alguns deles até desempenharam papéis em várias instalações de arte.

O tamanho e a agilidade do robô leve e ágil de 25 quilos o tornam o cão de guarda perfeito para um sítio arqueológico como Pompéia, de acordo com o diretor do local, Gabriel Zuchtriegel.


Foto Destaque: Cão Robo em patrulha nas ruínas. (Reprodução/artnet)


Patrulha Canina: Pompeia

Muito parecido com cães reais treinados para trabalhar em zonas de desastre, Spot pode manobrar facilmente em rochas e escombros irregulares, deslizar por passagens estreitas entre paredes antigas e pilhas de detritos vulcânicos ou rastejar em túneis subterrâneos em ruínas. Mas, ao contrário de um cachorro real, o Spot pode mapear detalhes precisos do terreno que atravessa e as condições das paredes e outras estruturas ao seu redor. Funcionários do parque em Pompéia dizem que usarão os dados para identificar problemas e planejar estratégias para preservar o local.

O Spot patrulhará áreas que foram restauradas e estão abertas ao público, mas o cão robô também ajudará a monitorar o progresso em áreas onde a recuperação e a restauração ainda estão em andamento, como o túmulo de um comerciante ex-escravizado desenterrado no ano passado.

Os funcionários do parque de Pompeia também planejam testar as habilidades do cão robô em encontrar e explorar túneis escavados por saqueadores, que ainda ocasionalmente se infiltram no local em busca de artefatos para vender no mercado ilícito de arte e antiguidades. Os saques em Pompeia diminuíram acentuadamente em 2012, relata o The Guardian, graças a uma repressão policial italiana ao tráfico de arte, mas novos túneis de saqueadores ainda aparecem no local ocasionalmente. E eles podem ser perigosos para os trabalhadores humanos investigarem.

Muitas vezes, as condições de segurança dentro dos túneis cavados por ladrões de túmulos são extremamente precárias”, disse Zuchtriegel. “O uso de um robô pode significar um avanço que nos permitiria avançar com maior velocidade e total segurança.

Manter os humanos a uma distância segura de perigos potenciais tem sido um dos maiores pontos de venda para drones e outros robôs, e é por isso que os primeiros adotantes do Spot incluíram a Polícia Estadual de Massachusetts, que tem pelo menos um dos cães-robôs em seu esquadrão antibombas. Apesar dessa experiência, não houve menção de enviar Spot para procurar as cerca de doze bombas não detonadas da Segunda Guerra Mundial que ainda cobrem uma faixa de 22 hectares não pesquisa da cidade antiga.

 

Foto Destaque: Cão Robo. Reprodução/newsaiep

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo