Saúde

Câncer ósseo: pesquisadores brasileiros criam material para ajudar pacientes

Pesquisadores brasileiros criaram um material que pode ajudar os pacientes com tumor ósseo.O trabalho foi conduzido dentro da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

08 Out 2022 - 17h20 | Atualizado em 08 Out 2022 - 17h20
Câncer ósseo: pesquisadores brasileiros criam material para ajudar pacientes  Lorena Bueri

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cancerologia (SBC), o tumor ósseo representa 2% das patologias oncológicas no Brasil, com uma incidência de aproximadamente 2,7 mil casos novos por ano. Os principais tipos de câncer ósseo são: Osteossarcoma - que é o mais comum-, o Condrossarcoma e por fim Sarcomas de Ewing.

O tratamento geralmente é baseado na remoção cirúrgica do tumor e logo após, seguida ou em combinação com terapias como quimioterapia e radioterapia, entretanto elas acabam não sendo boas para o paciente, pois não só destroem o tumor maligno como também destrói células saudáveis, sendo assim um desafio para os cientistas, que buscam desenvolver terapias mais efetivas e menos agressivas. 

Uma delas é a Hipertermia térmica, um tipo de terapia que consiste em aquecer as células cancerígenas há uma temperatura aproximada de 43°C, fazendo com que as proteínas delas sejam destruídas - já que são menos resistentes ao calor que a saudável-. Com isso os pesquisadores brasileiros, criaram um material compósito multifuncional formado por uma matriz de vidro bioativo com partículas magnéticas, na UFSCar (Universidade Federal de São Carlos).

A matriz vítrea, quando entra em contato com fluidos biológicos, tem a capacidade de regenerar o tecido ósseo, formando uma camada de hidroxicarbonato apatita - um mineral presente naturalmente no osso humano - e que é cristalizado entre o vidro e o tecido ósseo, permitindo a fixação do compósito ao osso.  

A primeira autora do artigo, Geovana Santana, em entrevista para a "Veja", explicou que as partículas ao serem submetidas a um campo magnético externo são responsáveis pela produção de calor e viabilizam o controle da temperatura máxima alcançada.

"Nesse caso, o controle de temperatura é extremamente importante, uma vez que impede o superaquecimento local e, consequentemente, a destruição dos tecidos saudáveis adjacentes à área de tratamento". Ela ainda explica que no geral o oxido de ferro é o material mais utilizados nos estudos, entretanto a alta liberação do calor produzido é dificilmente controlada no interior do corpo "Torna -se uma desvantagem em relação as partículas magnéticas" finalizou Santana.  

Na próxima etapa, os pesquisadores pretendem avaliar a toxidade do material, em culturas celulares e também otimizar o processo de geração de calor dos compósitos e assim estabilizar a temperatura. 

O trabalho envolveu, as equipes do CDMF - Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais -, do CeRTEV -Centro de Pesquisa, Educação e Inovação em Vidros-. O vidro (matéria prima utilizada) foi cedido pela empresa VETRA–HighTech Biocerâmica, localizada em Ribeirão Preto. O trabalho com a descrição completa está no artigo publicado na revista cientifica "Materials". 


Médico examinando raio x.(Foto: Reprodução/Freepik)


Doença silenciosa 

O câncer ósseo é uma doença silenciosa e muitas vezes é diagnosticado em estágio avançado, o que dificulta os tratamentos. “O tumor inicia no próprio osso, músculo e articulação". Disse o médico ortopedista oncológico, Valter Penna em entrevista ao site do Hospital do Câncer UOPECCAN.

Ele ainda conta que o tumor pode ser resultado de metástase - que são tumores ósseos mais comuns - e que são provenientes de um câncer de outro órgão como mama, próstata e pulmão. De acordo com Valter, trata-se de uma doença genética e, por não possuir prevenção, seu diagnóstico precoce e correto se torna de extrema importância. 

 

Foto destaque: Raio - X. Reprodução/Abificc

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo