Saúde

Câncer de tireoide atinge três vezes mais as mulheres do que os homens

O câncer de tireoide é um dos mais comuns na região da cabeça e pescoço, com mais de 13 mil novos casos a cada ano no Brasil. São quase 12 mil diagnósticos em mulheres anualmente.

25 Mai 2023 - 16h00 | Atualizado em 25 Mai 2023 - 16h00
Câncer de tireoide atinge três vezes mais as mulheres do que os homens  Lorena Bueri

Nesta quinta-feira (25) se celebra o Dia Internacional da Tireoide. A tireoide é uma glândula constituída por dois lobos, o esquerdo e o direito, ligados por um istmo. Juntos, eles assumem o formato de uma borboleta de asas abertas, de um escudo da letra H. 

O Dia Internacional da Tireoide tem como objetivo conscientizar a população sobre doenças ligadas a glândula.

O câncer de tireoide atinge três vezes mais as mulheres do que os homens, na faixa entre os 25 e os 65 anos. Os tipos mais comuns são os carcinomas papilífero, folicular, medular e o anaplásico. 

A médica Dra. Suelen Martins, oncologista do Centro de Oncologia CEON+ e pesquisadora do Cepho-FMABC, apontou que se estimam para o triênio de 2023-2025 cerca de 16.600 novos casos de câncer na tireoide. Falou também que este é um tumor que acomete três vezes mais mulheres do que homens, com previsão de 2.500 casos em homens e 14.160 em mulheres.


Câncer de tireoide atinge três vezes mais as mulheres do que os homens (Foto:Reprodução/gov.br)


Ela também informou que: “Temos alguns tipo de cânceres da tireóide a depender da localização, sendo mais comuns o carcinoma papilífero e o carcinoma folicular da tireoide. 80% dos cânceres de tireoide são carcinomas papilares, também conhecidos como carcinomas papilíferos. Normalmente, crescem muito lentamente e se desenvolvem em apenas um lobo da glândula tireoide, mas às vezes pode ocorrer em ambos os lobos. Mesmo que seu desenvolvimento seja lento, os carcinomas papilíferos se disseminam para os gânglios linfáticos do pescoço”. 

Ela complementa informando que o carcinoma folicular ou adenoma folicular é muito menos comum do que o câncer de tireoide papilífero, correspondendo a 10% dos cânceres de tireoide. O carcinoma folicular, ao contrário do papilar, geralmente não se dissemina para os gânglios linfáticos, mas alguns podem se disseminar para outros órgãos, como os pulmões ou ossos. Outros tumores menos comuns são chamados medulares, anaplásicos, linfomas e sarcoma. 

A prevenção é bastante importante para que se possa evitar a doença. Na maioria das vezes, grande parte dos diagnósticos são feitos durante exames de rotina através de ultrassonografia. A Dra. Suelen explica que neste exame é possível identificar nódulos de pequeno tamanho e muitas vezes em pacientes assintomáticos.

Em geral, o tratamento do câncer de tireoide é cirúrgico e leva em conta o tipo e a gravidade da doença. Caso as células malignas tenham comprometido os gânglios cervicais, é necessário retirá-los.

Foto Destaque: O câncer de tireoide é um dos mais comuns na região da cabeça e pescoço (Foto:Reprodução/Google Imagens)

VEJA TAMBÉM

Perrie Edwards lança seu primeiro videoclipe solo, marcando nova fase pós-Little Mix Lorena Bueri

Perrie Edwards lança seu primeiro videoclipe solo, marcando nova fase pós-Little Mix

Perrie Edwards ex-integrante do Little Mix lançou hoje seu primeiro videoclipe solo, "Forget About Us" e marca o início de sua carreira solo após a separação da banda.
Laços Inquebráveis Gisele Bündchen e sua Família Brasileira Lorena Bueri

Laços Inquebráveis Gisele Bündchen e sua Família Brasileira

O diálogo revela não apenas a trajetória profissional da modelo, mas também sua profunda ligação com a família e suas raízes
X deve indezinar Brasil por R$ 1 bilhão em danos Lorena Bueri

X deve indezinar Brasil por R$ 1 bilhão em danos

A DPU exige na Justiça Federal que o empresário Elon Musk adote uma série de medidas e pague uma indenização ao país após ataques direcionados ao STF.
Série b tudo que você precisa saber os favoritos aos títulos e muitas novidades Lorena Bueri

Série b tudo que você precisa saber os favoritos aos títulos e muitas novidades

Veja aqui destaques de uns dos campeonatos mais emocionante do Brasil, jogadores destaques, as zebras, e quem vai subir a tão sonhada elite do futebol Brasileiro
Max Verstappen questiona acusação de golpe há três anos na final da F1 Lorena Bueri

Max Verstappen questiona acusação de golpe há três anos na final da F1

Tricampeão da RBR ponderou sobre o fervor da rivalidade com Lewis Hamilton desde 2021, falou em anistia e ainda se referiu aos boatos sobre sua ida para a Mercedes em 2025
Governo de São Paulo terá que esclarecer ao Ministério Público a utilização do Chat GPT na produção de aulas Lorena Bueri

Governo de São Paulo terá que esclarecer ao Ministério Público a utilização do Chat GPT na produção de aulas

O Ministério Público de São Paulo está cobrando do governo do estado explicações sobre conteúdos de aulas nos quais o Chat GPT será utilizado na produção de aulas e de que forma, bem como se há alguma empresa contratada para o atuar com a tecno
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo