Saúde

Câncer de próstata: Não espere até Novembro Azul

Especialistas garantem que o diagnóstico precoce é essencial para a prevenção da doença. O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens do Brasil, perdendo apenas para o câncer de pele

3 min de leitura
22 Fev 2022 - 08h14 | Atualizado em 22 Fev 2022 - 08h14

O Câncer de próstata ainda é um tabu para muitos homens. Grande parte deles, acreditam que o tratamento da doença só começa no estágio avançado. No entanto, especialistas enfatizam a importância do diagnóstico precoce para evitar até mesmo que a doença se desenvolva.

Um dos maiores empecilhos para buscar ajuda, ainda continua sendo a falta de abertura dos homens, pois ainda há muito preconceito sobre os cuidados com a saúde masculina, o que pode gerar consequências irreversíveis pela falta de um simples exame que pode salvar vidas.

No mundo, milhares de homens morrem por ano devido à doença. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele.

De acordo com um estudo realizado pelo Inca (Instituto Nacional de Câncer), há uma estimativa de mais de 65 mil novos diagnósticos entre 2020 e 2022, representando quase 30% dos tumores no sexo masculino. Ainda segundo o instituto, homens acima de 55 anos e obesos estão  mais propensos a terem um resultado positivo para a doença.


Governo de SP desvenda Mitos e Verdades do câncer de próstata. (Foto:Reprodução/Instagram)


Apesar da resistência, infelizmente, um outro problema piorou a falta de procura por ajuda: a pandemia provocada pela Covid-19. Com o colapso da doença nos sistemas de saúde, muitos deixaram ainda mais de lado o que já não era prioridade. Segundo médicos, muitos alegam como desculpa não querer incomodar os profissionais neste momento de crise.

A situação se agrava pela maioria não apresentar sintomas ou ignorar os sinais mais pequenos, o que é o mais comum no estágio inicial da doença. Isso evidencia a ausência de interesse e o alto risco de desenvolver tumores. 

De acordo com um estudo britânico, um em cada oito homens terá câncer de próstata ao longo da vida. Ainda segundo a pesquisa, o perfil varia, mas é comum entre homens acima dos 50 anos, negros e/ou com histórico familiar de câncer. Por isso, é indicado se consultar anualmente com um urologista a partir dos 45 anos, principalmente aqueles com histórico familiar.

Sintomas do câncer de próstata

Mesmo com a dificuldade de sinais que alguns apresentam, médicos aconselham anteção em alguns sintomas que o paciente pode apresentar ao decorrer do tempo. Veja alguns dos principais: 

  • Necessidade de urinar com mais frequência
  • Dificuldade para urinar em pé
  • Fluxo urinário fraco e demorado
  • Sangue no sêmen ou na urina

Apesar desses sintomas serem comuns no câncer de prótatas, é importante saber que eles também podem sinalisar outras doenças, por isso é fundamental buscar um médico para o diagnóstico completo, além da prevenção não somente desta doença, mas de outras que podem ser diagnosticadas e tratadas garantindo saúde e vida.

Se cuide. Um simples exame pode impedir anos de sofrimento, ou talvez, a falta de oportunidade de ao menos viver.

 

Foto destaque: Novembro Azul. Reprodução/Prefeitura de Taubaté

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo