Saúde

Câncer de cabeça e pescoço: conheça causas, sintomas e maneiras de reduzir os riscos da doença

Os cânceres de cabeça e pescoço – carcinomas de células escamosas – têm alta taxa de mortalidade no Brasil e sintomas como dor constante na região da garganta, feridas e caroços no pescoço e alteração da voz.

27 Jul 2022 - 15h05 | Atualizado em 27 Jul 2022 - 15h05
Câncer de cabeça e pescoço: conheça causas, sintomas e maneiras de reduzir os riscos da doença Lorena Bueri

Os cânceres que são conhecidos coletivamente como câncer de cabeça e pescoço geralmente começam nas células escamosas que revestem as superfícies mucosas da cabeça e pescoço (por exemplo, aquelas dentro da boca, garganta e caixa de voz). Esses são conhecidos como carcinomas de células escamosas da cabeça e pescoço.

Os cânceres de cabeça e pescoço também podem começar nas glândulas salivares, seios nasais ou músculos ou nervos da cabeça e do pescoço, mas esses tipos de câncer são muito menos comuns do que os carcinomas de células escamosas.

Eles podem se formar na cavidade oral, garganta (faringe), caixa de voz (laringe), seios paranasais e cavidade nasal e glândulas salivares. Os cânceres do cérebro, do olho, do esôfago, da glândula tireóide e da pele da cabeça e do pescoço geralmente não são classificados como cânceres de cabeça e pescoço.

Quando um carcinoma de células escamosas da cabeça e pescoço vai se espalhar, quase sempre o faz localmente e/ ou para os gânglios linfáticos no pescoço. Às vezes, células escamosas cancerosas podem ser encontradas nos gânglios linfáticos da parte superior do pescoço quando não há evidência de câncer em outras partes da cabeça e do pescoço, possivelmente porque o tumor primário original é muito pequeno. Quando isso acontece, o câncer é chamado de carcinoma escamoso metastático com primário desconhecido (oculto).


Exame médico analisando área da cabeça e do pescoço. (Foto/Reprodução/OHLT)


Álcool e tabaco são os principais fatores de risco para o câncer de cabeça e pescoço. Todos os produtos de tabaco, incluindo cigarros, charutos, cachimbos e tabaco sem fumaça (tabaco de mascar ou rapé) estão ligados ao câncer de cabeça e pescoço (exceto para cânceres de glândulas salivares). Beber qualquer tipo de álcool, como cerveja, vinho ou licor, também aumenta o risco de contrair câncer de boca, garganta e caixa de voz.

Cerca de 70% dos cânceres na orofaringe (que inclui as amígdalas, o palato mole e a base da língua) estão ligados ao Papilomavirus humano (HPV), um vírus comum sexualmente transmissível. A exposição à luz ultravioleta (UV), como a exposição ao sol ou aos raios UV artificiais, como camas de bronzeamento, é uma das principais causas de câncer nos lábios.

Exposições ocupacionais, ou ser exposto a certas substâncias durante o trabalho, podem aumentar o risco de contrair câncer na nasofaringe. Trabalhar nas indústrias de construção, têxtil, cerâmica, madeira e processamento de alimentos pode fazer com que as pessoas sejam expostas a substâncias como poeira de madeira, formaldeído, amianto, níquel e outros produtos químicos.

Uma infecção pelo vírus Epstein-Barr, uma causa de mononucleose infecciosa e outras doenças, pode aumentar o risco de cânceres no nariz, atrás do nariz e cânceres das glândulas salivares. Tratamentos de radiação para a cabeça e pescoço podem causar câncer nesses lugares. Cerca de duas vezes mais homens do que mulheres têm câncer de cabeça e pescoço. Eles são mais propensos a serem diagnosticados em pessoas com mais de 50 anos de idade.

O risco de contrair câncer de cabeça e pescoço pode ser diminuído de várias maneiras que incluem: não fumar (se fumar, parar); não usar produtos de tabaco sem fumaça; limitar a quantidade de álcool que ingere; conversar com um médico sobre a vacinação contra o HPV, que pode prevenir novas infecções com os tipos de HPV que mais frequentemente causam câncer orofaríngeo e outros.

Outras medidas recomendadas são: usar preservativos e barragens dentárias de forma consistente e correta durante o sexo oral; usar produtos labiais que contenham protetor solar ou um chapéu de abas largas ao ar livre; consultar o dentista regularmente; realizar check-ups regulares que muitas vezes encontram câncer de cabeça e pescoço cedo, quando eles são mais fáceis de tratar.

Foto destaque: Câncer de cabeça e pescoço pode ser detectado cedo. Reprodução/iTok

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo