Saúde

Câncer de Mama: Alimentos que ajudam na prevenção da doença

O outubro rosa é o mês conhecido pela conscientização e prevenção do câncer de mama, que é o maior incidente da doença em mulheres no Brasil. Confira os alimentos que auxiliam na prevenção.

15 Out 2022 - 17h33 | Atualizado em 15 Out 2022 - 17h33
Câncer de Mama: Alimentos que ajudam na prevenção da doença  Lorena Bueri

O câncer de mama é o maior incidente da doença em mulheres no Brasil - com exceção do câncer de pele - segundo dados do Instituto Nacional do Câncer. Até o final de 2022 são esperados cerca de 66 mil novos casos.

Além disso, na mortalidade proporcional por câncer em mulheres, no período de 2016 a 2020, os óbitos pela doença ocupam o primeiro lugar no país, representando 16,3% do total.  

Existem os riscos não modificáveis que seriam relacionados à idade, genética, história familiar, raça, entre outros. Já os modificáveis,  são referentes aos hábitos de vida sendo passíveis de mudança.  Segundo a nutricionista do Centro Universitário de Brasília (CEUB) Ana Salomon, um dos cuidados diários na prevenção está relacionado aos hábitos alimentares. 

“Uma alimentação saudável, que inclui preparações à base de alimentos naturais e que contemple variedade e quantidade correta de frutas, verduras e legumes, além de cereais integrais, é fundamental para manter um estado nutricional adequado e prevenir vários tipos de doenças. Não só isso, o consumo de uma alimentação saudável garante um futuro saudável, com qualidade de vida”. Explicou a nutricionista em entrevista ao Metrópoles e orienta que as mulheres devem escolher alimentos naturais ao invés dos processados. 


Alimentos para a prevenção do câncer de mama. (Reprodução/Instagram).


Alimentos saudáveis que ajudam na prevenção: 

Segundo a revisão publicada no American Institute for Cancer Research (AICR), a dieta dos pacientes com câncer de mama está diretamente ligada à sua sobrevivência e orientam que alguns alimentos específicos - como grãos integrais, vegetais, frutas e leguminosas - sejam uma parte significativa da nossa alimentação diária normal. De acordo com o estudo, esses alimentos nos protegem, resguardam contra a formação de células cancerígenas, além de ajudar com o controle do peso e manter o corpo saudável. Confira alguns específicos: 

Alimentos ricos em betacaroteno: devido ao fato de ajudar a evitar a formação de radicais livres e de proteger o DNA contra a oxidação. Cenoura, mamão, tomate, abóbora e pimentão são alimentos com fontes betacarotenoides. 

Antocianinas e Licopeno: são substâncias com poder antioxidante que evitam o desenvolvimento de moléculas que prejudicam o DNA - radicais livres - fazendo assim que o câncer seja formado. Frutas vermelhas como morango, amora e framboesa são ricas em antocianinas, enquanto o tomate,  possui licopeno. 

Ácido ascórbico: também conhecido como vitamina C, um tipo de micronutriente que atua como um antioxidante no organismo e células, prevenindo o câncer de mama. É presente em diversas frutas cítricas como a laranja, limão e tangerina.

Sulforano: um composto que ajuda a combater a formação de células cancerosas é encontrada em vegetais crucíferos como brócolis, couves flor e manteiga e o repolho. Além disso,  devido às fontes de fibras, sais minerais e vitaminas, ainda garantem o bom funcionamento do organismo. 

Capsaicina: uma substância que age na destruição de células malignas, sendo presente em alimentos que possuem sabor picante. É presente nas pimentas vermelhas como malagueta, dedo-de-moça e chili. 

Fitoestrogênios: um grupo de substâncias que simulam a ação do estrogênio do corpo humano. Soja, feijão e ervilha possuem essas características, além disso os alimentos ricos em fibras como aveia, quinhoa, chia e linhaça também ajudam na prevenção do câncer de mama devido ao excesso de estrogênio, facilitando a eliminação. 

Alimentos prejudiciais: 

Entretanto, há alimentos que são prejudiciais, como fast food, ultra processados, carnes em conserva e em consumo maior que 500 gramas por dia. Gorduras e bebidas com alto teor de açúcar e alcoólicas devem ser evitadas. 

 

 

 

Foto Destaque: Mulheres lutando contra o câncer. Reprodução/Freepik BR. 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo