Esportes

Campeonato Mundial da F1 de 2008: relembre o que aconteceu na disputa

Felipe Massa busca justiça para reescrever história do campeonato de F1 de 2008 após declarações de Bernie Ecclestone sobre o Singapuragate. Saiba mais!

06 Abr 2023 - 18h00 | Atualizado em 06 Abr 2023 - 18h00
Campeonato Mundial da F1 de 2008: relembre o que aconteceu na disputa Lorena Bueri

Após decidir considerar opções legais para reescrever a história do campeonato de 2008 da Fórmula 1, Felipe Massa está em busca de “justiça” para resolução do caso que completa 15 anos em 2023.

A história voltou à tona a partir das declarações dadas por Bernie Ecclestone, ex-chefão da F1, de que tanto ele quanto o presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) tinham informações o bastante para investigar o “Singapuragate”.


Bernie Ecclestone, ex-chefão da F1. (Foto/Reprodução/Getty Images)


A seguir, entenda o que foi o caso e confira a linha do tempo dos acontecimentos.

2008 – Com o título daquele ano sendo disputado ponto a ponto por Lewis Hamilton e Felipe Massa, cada corrida fazia a diferença. No GP de Singapura, Massa estava na ponta quando Nelson Piquet Jr. se chocou com o muro na 14ª volta, ocasionando a entrada do safety car.

O resultado? O brasileiro parou para reabastecer, a mangueira ficou presa no carro, que teve que ser parado e causou uma manobra considerada perigosa, ocasionando a ele uma punição. Massa terminou em 13°, enquanto Hamilton concluiu a corrida no pódio.


Singapuragate. (Foto/Reprodução/GGL)


Ainda naquele ano, a decisão ficou para o Grande Prêmio de Interlagos, em São Paulo, no Brasil. Massa precisava vencer (o que aconteceu) e que Hamilton ficasse do sexto lugar para trás, mas uma ultrapassagem do britânico sobre Timo Glock o fez terminar a corrida em quinto e levar o título por um ponto.


Lewis Hamilton, campeão mundial em 2008. (Foto/Reprodução/Motorsport)


2009 – Um ano depois, foi vazada a informação de que Nelson Piquet Jr. teria batido de propósito no muro de Singapura, o que foi confirmado pelo próprio piloto após ordem de Flávio Briatore, então diretor da Renault, equipe de Nelsinho. Briatore seria demitido da empresa e banido da categoria pela FIA.


Nelson Piquet Jr. (Foto/Reprodução/CDN)


2023 – Neste ano, após Bernie Ecclestone admitir que o campeonato mundial de 2008 ter sido manchado pelo episódio, Felipe Massa declarou a sua intenção de ir em busca de uma solução justa e lamentou o fato de ter sido prejudicado pelo acidente em Singapura.

Foto destaque: Lewis Hamilton comemora o título em 2008. Reprodução/CNN

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo