Esportes

Campeonato Brasileiro começa com o maior número de cartões por reclamação desde 2019

Estudo foi realizado a partir do período em que técnicos e membros da comissão técnica passaram a ser penalizados com cartão por protestarem contra a arbitragem; Abel Ferreira é o mais indisciplinado

17 Abr 2023 - 17h17 | Atualizado em 17 Abr 2023 - 17h17
Campeonato Brasileiro começa com o maior número de cartões por reclamação desde 2019 Lorena Bueri

Após o fim da 1ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2023, o número de cartões aplicados por reclamação é oficialmente o maior desde 2019, primeiro ano em que todos os membros da comissão técnica começaram a ser punidos pela arbitragem.

Ao todo, foram distribuídos 21 cartões amarelos por reclamação em 10 jogos, o que representa uma média de 2,1 por jogo. Além deles, dois cartões vermelhos foram dados para Maurício Barbieri e Abel Ferreira, técnicos de Vasco e Palmeiras, respectivamente.

Dentre os times mais indisciplinados, o alviverde paulista foi o que mais recebeu cartões na jornada de abertura do Brasileirão deste ano: dois amarelos e um vermelho. América-MG, Cuiabá, Grêmio e Vasco vêm na sequência, com dois cartões cada.

De 2019 para cá, o campeonato com o maior número de punições por motivo de reclamação foi o de 2022: 428 cartões e média superior a um por partida. Na estreia, os 18 amarelos da temporada passada significavam o maior número até o torneio de 2023.


Abel Ferreira reclamando com árbitro Raphael Claus. (Foto/Reprodução/Getty Images)


Se coletivamente o Palmeiras lidera a desagradável estatística neste início, individualmente o seu treinador também é o mais punido: desde 2019, Abel Ferreira recebeu 21 cartões por reclamação ao todo. Em segundo lugar, Jorge Sampaoli, que treinou Santos e Atlético-MG e acaba de assumir o Flamengo, tem 19.

Na sequência, Fernando Diniz (Fluminense, Santos e São Paulo), com 18, é o terceiro, enquanto Maurício Barbieri (Bragantino e Vasco), com 17, e Antônio Oliveira (Athletico-PR e Cuiabá), com 16, completam o top 5.

Entre os jogadores, Vina (Ceará e Grêmio), com 16 cartões, é o mais advertido. Depois dele, Gabriel Barbosa (Flamengo) foi punido 15 vezes e é o segundo da lista, seguido por Rossi (Bahia e Vasco), com 12, e Luciano (Fluminense, Grêmio e São Paulo), com 11.

O estudo foi realizado pelo Espião Estatístico e divulgado pelo GE na manhã desta segunda-feira (17), e foi motivado pela nova orientação da CBF em relação às reclamações de jogadores e comissão técnica.

Foto destaque: Árbitro aplica cartão amarelo. Reprodução/s3

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo