Saúde

Campanhas simultâneas no mês de Maio, trazem informações sobre diferentes tipos de câncer

O mês de Maio traz cores que representam as campanhas de conscientização sobre o câncer de ovário, câncer cerebral e o câncer bucal. Em todos os casos, quanto mais rápido for o diagnóstico, maior serão as chances de sucesso do tratamento.

28 Mai 2022 - 10h24 | Atualizado em 28 Mai 2022 - 10h24
Campanhas simultâneas no mês de Maio, trazem informações sobre diferentes tipos de câncer Lorena Bueri

Campanhas da área da saúde são cada vez mais divulgadas. A escolha de um laço, uma cor e um mês trazem a pauta a ser discutida ao longo dele. O intuito é alertar os grupos em situação de risco e conscientizar o público, trazendo temas que passam despercebidos no cotidiano, porém são de extrema importância e impacta diversos grupos. Conhecer os diferentes aspectos das doenças e os fatores de risco serve como ferramenta para o diagnóstico precoce que possibilita um tratamento com mais chances de sucesso.

As cores escolhidas no mês de Maio para as campanhas são: cinza - cor associada ao câncer do sistema nervoso central; azul - associada ao câncer de ovário e o vermelho - associado ao câncer bucal. 

O vermelho é associado também a prevenção da hepatite - inflamação do fígado que pode ser causada por cinco principais tipos de vírus, chamados de tipos A, B, C, D e E (A, B e C são as mais frequentes). 

A Campanha Maio Cinza tem por objetivo alertar quanto a incidência de câncer no Sistema Nervoso Central. O diagnóstico precoce é possível através da investigação de sinais e sintomas como:perda de funções neurológicas, dores de cabeça, náuseas e vômitos, convulsões, dificuldades de equilíbrio, visão turva, mudanças de comportamento, sonolência acentuada e coma.


Diagnóstico. ( Reprodução/ UROCAD)


Procedimentos como cirurgia para a retirada do tumor, radioterapia e/ou quimioterapia fazem parte do tratamento que íntegra profissionais de diversas áreas.

Já o câncer de ovário - campanha representada pela cor azul; é caracterizado por ser uma doença silenciosa que não tem sintomas específicos em seus estágios iniciais. Com o avançar da doença e crescimento do tumor, o paciente pode apresentar os seguintes sintomas: inchaço no abdômen; dor em áreas distintas (abdômen, região pélvica, costas ou nas pernas); gases; náuseas; prisão de ventre; diarréia; fadiga; entre outros. A cirurgia é o principal tratamento para o câncer no ovário.

O câncer bucal - representado pela cor vermelho - pode causar lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam, nódulos no pescoço, manchas ou placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengiva, céu da boca, bochechas ou lábios. Pacientes podem apresentar também dificuldades para movimentar a língua, comer, engolir e falar. O tratamento pode incluir: cirurgia, radiação e quimioterapia.

Foto destaque: Maio Cinza - cor escolhida para representar a campanha contra o câncer do sistema nervoso central. (Reprodução/ Portal da Educativa).

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo