Saúde

Campanhas de vacinação contra gripe e sarampo serão prorrogadas

Segundo a pasta, a partir do dia 25 os estados e municípios poderão ampliar a campanha contra a gripe para toda a população, enquanto durarem os estoques de vacina.

03 Jun 2022 - 15h59 | Atualizado em 03 Jun 2022 - 15h59
Campanhas de vacinação contra gripe e sarampo serão prorrogadas Lorena Bueri

O Ministério da Saúde decidiu, nesta quinta-feira (02), prorrogar a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe e sarampo até o dia 24 de junho, a ação estava prevista para ser encerrada na sexta-feira (03).

Segundo a pasta, a partir do dia 25 os estados e municípios poderão ampliar a campanha contra a gripe para toda a população, enquanto durarem os estoques de vacina. Já a vacina contra o sarampo está disponível o ano inteiro, pois faz parte do Calendário Nacional de Vacinação.


Vacina contra o Sarampo (Foto: Reprodução/Divulgação)


Neste ano, a mobilização foi marcada pelos índices de adesão à imunização abaixo da expectativa do ministério. Por isso, o ministério decidiu prorrogar a campanha para ampliar a cobertura vacinal. A ação teve início em 4 de abril.

A baixa cobertura vacinal pode levar ao aumento da circulação dos vírus causadores das doenças e de complicações, principalmente para crianças e idosos.

Neste ano, foram distribuídas quase 80 milhões de doses contra a gripe. Desse total, pouco mais de 27 milhões foram aplicadas de acordo com o levantamento do Ministério da Saúde disponível na plataforma LocalizaSUS. O índice representa uma cobertura vacinal de 44% do público composto por 77,9 milhões de brasileiros.

Já a imunização contra o sarampo foi voltada para crianças entre seis meses e menores de cinco anos e profissionais de saúde. O Ministério da Saúde esperava vacinar cerca de 12,9 milhões de crianças. No entanto, pouco mais de 4 milhões receberam o imunizante – uma cobertura vacinal de 31,32%, segundo os dados do LocalizaSUS.

 

Foto destaque: Criança se vacinando. Reprodução/Divulgação 

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo