Notícias

Câmara de gás: Aumentam os protestos em Sergipe após morte por asfixia

Polícia Federal abriu um inquérito para investigar a ocorrência; Genivaldo Jesus dos Santos, de 38 anos, sofreu asfixia mecânica e insuficiência respiratória aguda

27 Mai 2022 - 16h19 | Atualizado em 27 Mai 2022 - 16h19
Câmara de gás: Aumentam os protestos em Sergipe após  morte por asfixia  Lorena Bueri

Amigos e familiares de Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos se reuniram, nesta quinta-feira (26) pedindo justiça contra a ação brutal da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que resultou na morte da vítima por asfixia aguda. O ato interditou uma via da BR 101, em Umbaúba, em Sergipe, manifestantes atearam fogo em pneus

Um dos manifestantes postou em uma rede social, pessoas gritando por justiça enquanto seguram cartazes com críticas à PRF. Santos morreu após uma abordagem de agentes, nesta quarta-feira. De acordo com o laudo do Instituto Médico Legal (IML) a vítima sofreu asfixia mecânica e insuficiência respiratória aguda. Diagnosticado com esquizofrenia, tomava remédios há mais de duas décadas.

O presidente da OAB de Sergipe, Danniel Costa, afirmou “que as gravações apontam para uma clara negligência e que a ação policial com abuso de força pode caracterizar crime de tortura. Porém, somente após um inquérito policial poderá ser possível identificar os crimes cometido pelos agentes.


Policiais seguraram a tampa do porta-malas da viatura com Genivaldo de Jesus Santos dentro do carro. (Foto Reprodução: Jornal O Globo)


Conforme imagens divulgadas nas redes sociais mostram a maneira truculenta com que a vítima foi abordada, primeiro algemaram no chão e depois foi colocada pelos agentes no porta-malas da viatura. Com a porta semi fechada, os policiais dispararam gás dentro do porta malas, pelas imagens é possível ver uma expressiva quantidade de fumaça saindo pela lateral da viatura.

A PRF em nota afirmou ainda “que técnicas de imobilização e instrumentos de menor potencial ofensivo foram empregadas para conter a vítima que, segundo a PRF, estava agressivo”.

Nesta quinta-feira (26), o procurador da República Flávio Pereira da Costa Matias, abriu procedimento administrativo para acompanhar a abordagem da Polícia Rodoviária Federal". Em seu despacho, Flávio Pereira cita vídeos e matérias jornalísticas que dão conta de parte da operação que resultou na morte de Santos.

Costa Matias deu prazo de 48 horas para que a PRF apresente inquérito policial que trate da morte do sergipano.

O MPF também pediu informações do inquérito policial aberto pela Polícia Federal para apurar os detalhes da morte na viatura da PRF, assim como as informações do procedimento administrativo.

Foto Destaque: Moradores protestam em Sergipe. Foto Reprodução: Jornal Extra.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo