Nesta terça-feira (10), fortes chuvas são esperadas no estado da Califórnia, onde vem sido gravemente afetada pois 14 pessoas já morreram por causa das tempestades e cidades estão sendo evacuadas, como por exemplo Montecito, cidade do príncipe Harry e sua esposa Meghan Markle.
Bombeiros avisam aos moradores para que saiam da região, pois, por conta dos 200 milimetros de chuva que cairá hoje, pode aumentar os riscos de deslizamentos de terras por conta das montanhas que já estão desgastadas por conta do fogo que se instaurou há cinco anos.
''Saiam agora! Esta é uma situação em rápida evolução. Por favor, prestem muita atenção nos alertas de emergência", publica uma página do corpo de bombeiros.
''As tempestades de inverno causaram a morte de 14 californianos, ou seja, mais do que os incêndios florestais... Acreditamos que o pior está por vir'', escreve Gavin Newson, governador do Estado em nota divulgada.
A ex apresentadora Ellen DeGeneres, que também mora na cidade, publicou um vídeo no Twitter mostrando um rio enfurecido.
''Montecito está sob evacuação obrigatória. Estamos em um terreno mais alto, então eles nos pediram para nos abrigar no local. Por favor, fiquem todos seguros'', escreveu.
Ellen mostrando o rio no vídeo. Reprodução Twitter
Ainda não se sabe se as celebridades que moram na região seguiram as ordens dadas pelo governo, entre eles estão, Katy Perry, o próprio príncipe Harry, Rob Lowe e Gwyneth Paltrow.
Na região da cidade de Fresno, uma estrada foi fechada por conta do deslizamento de grandes pedras que fecharam a via. Não há registros de mortes, mas milhares de pessoas se retiraram da cidade e houve falta de energia.
As tempestades na região surgiu após a grande seca que atingiu o oeste dos Estados Unidos, tempo em que eram comuns os incêndios florestais. E, segundo especialistas, as mudanças climatícas são causadas pelos homens por conta do uso indiscriminado de combustíveis fósseis, o que gera secas e chuvas intensas.
Foto destaque: Príncipe Harry. Reprodução: Danny Lawson/Pool/AFP