Saúde

Calendário vacinal da Varíola do Macaco ficará pronto nesta semana no Brasil

Ministério da saúde informa sobre as primeiras doses adquiridas pelo território nacional, que serão destinadas aos profissionais que lidam com os materiais contaminados

16 Ago 2022 - 09h22 | Atualizado em 16 Ago 2022 - 09h22
Calendário vacinal da Varíola do Macaco ficará pronto nesta semana no Brasil Lorena Bueri

Nesta segunda-feira (15) foi oficializado o comunicado sobre o calendário vacinal da Varíola do Macaco no Brasil. Segundo a representante da Organização Mundial da Saúde  (OMS), Socorro Gross em uma coletiva de imprensa da saúde informou sobre a chegada das vacinas contra o vírus.

 
Representante da OMS comentou sobre: “Esperamos ter o calendário de chegada das vacinas durante esta semana, e vão ser também escalonadas as 50 mil que o Brasil comprou das 100 mil que foram disponibilizadas pelo laboratório”, disse


 

Varíola dos Macacos (Foto: Reprodução/ Instagram)

 



Alguns meses atrás, o ministério da saúde havia anunciado que as doses vacinais iriam chegar em duas remessas nos meses de setembro e novembro. Sobre as datas do esquema vacinal, Socorro Gross afirmou hoje (16) que “nesse momento, como apresentar um calendário. Sabemos que uma parcela  das vacinas vai chegar em breve no Brasil”.


O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga explicou sobre o princípio da aplicação das duas doses, que serão destinadas aos profissionais que lidam com o material contaminado do vírus Varíola do Macaco.


A varíola do Macaco e Gestantes


De acordo com o Ministério da Saúde, ainda não há informações suficientes relacionadas ao comportamento do vírus Varíola do Macaco em gestantes neste momento. “O que a gente já tem conhecimento e baseado nos casos prévios de surtos anteriores na África é que, basicamente, em gestante que tende a ter uma apresentação mais grave. Por exemplo, a sequela de cegueira tende a ser mais comum em grávidas”, confirmou o secretário Raphael Câmara.


Em relação ao desfecho da gravidez, por enquanto, o que se sabe é que ela apresenta mais tanto aborto de primeiro trimestre quanto parto prematuro”, encerrou.


Com a saúde dos bebês, o secretário afirmou que ainda não há evidências neste momento que relacione o vírus Varíola do Macaco com  a malformação congênita – que é uma anomalia funcional ou estrutural que acontece no desenvolvimento do ser humano durante a gestação.


O ministério recomendou que as mulheres que foram diagnosticadas com a Varíola dos Macacos, sejam desaconselhadas ao contato pele a pele dos bebês, incluindo a evitar a amamentação, enquanto há lesões do corpo. Além disso, foi indicado que as gestantes e seus parceiros ou suas parceiras evitem o contato sexual durante a  doença.
 
 
 Foto destaque: vacina. Reprodução/ instagram 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo