Saúde

Caindo muito? Veja 5 causas comuns para a queda de cabelo

Uma pessoa adulta tem de 100 mil a 150 mil fios, que passam pela fase de crescimento e repouso, cada fio vive uma etapa específica, que se distribui em 85% no período de crescimento e 15% durante o repouso

3 min de leitura
01 Nov 2022 - 11h00 | Atualizado em 01 Nov 2022 - 11h00

A queda de cabelo é uma questão bastante comum. Perder alguns fios dia a dia faz parte de um processo natural de renovação causado pelo corpo. No entanto, quando se agrava, a recomendação é buscar atendimento profissional para investigar se há algo de errado com a saúde.

“O mito de que a queda de até 100 fios de cabelo por dia é normal, não é real. O equilíbrio entre a queda e a restituição do cabelo precisa ser avaliado para garantir que a pessoa está bem”, explica o especialista Luciano Barsanti, presidente da Sociedade Brasileira de Tricologia.

Barsanti aconselha que as pessoas confiem na auto percepção e busquem um médico quando acharem que há mais fios caindo.


Queda de cabelo. (Foto: Reprodução/Pexels)


Confira alguns motivos para a queda dos cabelos

Anemia

A anemia faz com que o corpo retenha uma quantidade baixa de sangue. Desta maneira, os nutrientes e o oxigênio do corpo acabam indo em baixos níveis ao couro cabeludo porque órgãos e sistemas vitais são priorizados.

Pós-bariátrica

A queda de cabelo após a cirurgia de redução de estômago é habitual e ocorre na maioria dos casos. As causas são múltiplas: poucos nutrientes, alterações hormonais e intervenções com medicamentos que modificam o comportamento do corpo.

Síndrome metabólica

Disfunções causadas pelo excesso de peso e sedentarismo, como a alta nos níveis de glicose, de triglicerídeos e p baixo nível de HDL, considerado como o colesterol bom, também podem causar a perda dos fios.

Deficiência de vitaminas

Uma alimentação inadequada pode estar relacionada com a queda de cabelo. Falta de ferro, selênio, vitamina A, zinco e óleos essenciais, como o ômega 3, são alguns dos problemas nutricionais que afetam a saúde dos fios.

Síndrome do ovário policístico

A SOP causa uma desarmonia no corpo, aumentando os níveis dos hormônios masculinos no corpo feminino. As grandes quantidades desse hormônio provoca a perda de cabelo, a diminuição do crescimento dos pelos no couro cabelo e aumentando o crescimento dos pelos corporais e faciais.

 

Foto destaque: Queda de cabelo. Reprodução pexels.

 

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo