Saúde

Caindo muito? Veja 5 causas comuns para a queda de cabelo

Uma pessoa adulta tem de 100 mil a 150 mil fios, que passam pela fase de crescimento e repouso, cada fio vive uma etapa específica, que se distribui em 85% no período de crescimento e 15% durante o repouso

01 Nov 2022 - 11h00 | Atualizado em 01 Nov 2022 - 11h00
Caindo muito? Veja 5 causas comuns para a queda de cabelo Lorena Bueri

A queda de cabelo é uma questão bastante comum. Perder alguns fios dia a dia faz parte de um processo natural de renovação causado pelo corpo. No entanto, quando se agrava, a recomendação é buscar atendimento profissional para investigar se há algo de errado com a saúde.

“O mito de que a queda de até 100 fios de cabelo por dia é normal, não é real. O equilíbrio entre a queda e a restituição do cabelo precisa ser avaliado para garantir que a pessoa está bem”, explica o especialista Luciano Barsanti, presidente da Sociedade Brasileira de Tricologia.

Barsanti aconselha que as pessoas confiem na auto percepção e busquem um médico quando acharem que há mais fios caindo.


Queda de cabelo. (Foto: Reprodução/Pexels)


Confira alguns motivos para a queda dos cabelos

Anemia

A anemia faz com que o corpo retenha uma quantidade baixa de sangue. Desta maneira, os nutrientes e o oxigênio do corpo acabam indo em baixos níveis ao couro cabeludo porque órgãos e sistemas vitais são priorizados.

Pós-bariátrica

A queda de cabelo após a cirurgia de redução de estômago é habitual e ocorre na maioria dos casos. As causas são múltiplas: poucos nutrientes, alterações hormonais e intervenções com medicamentos que modificam o comportamento do corpo.

Síndrome metabólica

Disfunções causadas pelo excesso de peso e sedentarismo, como a alta nos níveis de glicose, de triglicerídeos e p baixo nível de HDL, considerado como o colesterol bom, também podem causar a perda dos fios.

Deficiência de vitaminas

Uma alimentação inadequada pode estar relacionada com a queda de cabelo. Falta de ferro, selênio, vitamina A, zinco e óleos essenciais, como o ômega 3, são alguns dos problemas nutricionais que afetam a saúde dos fios.

Síndrome do ovário policístico

A SOP causa uma desarmonia no corpo, aumentando os níveis dos hormônios masculinos no corpo feminino. As grandes quantidades desse hormônio provoca a perda de cabelo, a diminuição do crescimento dos pelos no couro cabelo e aumentando o crescimento dos pelos corporais e faciais.

 

Foto destaque: Queda de cabelo. Reprodução pexels.

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo