Mundo Pet

Cães e gatos com ansiedade: o que você precisa saber

Afetados por mudanças no ambiente e na rotina e falta de atenção dos tutores, cães e gatos também podem desenvolver ansiedade e até depressão. Momentos de conexão com o tutor fazem toda a diferença nesses casos.

16 Dez 2022 - 13h00 | Atualizado em 16 Dez 2022 - 13h00
Cães e gatos com ansiedade: o que você precisa saber Lorena Bueri

Muita gente não imagina, mas os pets também podem sofrer com ansiedade e estresse. Se você possui um cachorro ou gato, pode ter notado este tipo de comportamento. Os veterinários explicam as causas desse problema e como ajudar o seu bichinho.

A relação dos tutores com os seus pets fazem toda a diferença para proporcionar o bem-estar dos animais. Em entrevista para o portal Terra, o veterinário Rafael Guariniello explica a importância dessa relação. Segundo ele, os pets que não recebem atenção, podem desenvolver ansiedade e até depressão, por esse motivo, construir uma boa relação é vital.

Rafael ainda orienta sobre como identificar as mudanças e como dar suporte para o seu amigo de quatro patas. “Estar atento às alterações de comportamento do dia a dia e mudanças de hábito, como prostração, falta de interesse em brincar ou passear, falta de apetite... podem ser sintomas e apontam que é o momento de procurar um médico veterinário”, ele explica.  

Os cães e gatos podem ser muito sensíveis às mudanças no ambiente, na rotina, principalmente os felinos. Por isso, as mudanças precisam ser consideradas junto de um plano de adaptação. Criar uma conexão é muito importante, os momentos de troca liberam ocitocina tanto nos humanos como pets.


Criar laços deixa os bichinhos mais felizes (Foto: Reprodução/Freepik)


Qualquer mudança ambiental desperta o interesse dos pets, como cheiros, sons e estímulos visuais. Se os sons estão presentes em momentos bons, serão “lembrados” como sinais de boas emoções também. Sobre os fogos de artifício, os barulhos costumam ser muito altos, fortes e o cheiro gerado é de pólvora, trazendo medo, susto e insegurança, porque também não costuma ser um barulho comum e conhecido. É importante que, nesse momento, o tutor se aproxime do pet, o acalme e passe segurança” , explicou o médico veterinário Rafael.

Assim como nós humanos, nossos amigos pets também precisam de uma atenção especial e podem precisar de uma ajuda profissional e criação de hábitos saudáveis na rotina para manter a energia e bem-estar em dia. Fique atento ao seu bichinho!

Foto destaque: Cão e gato se abraçam Foto: Reprodução/ThinkStock

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo