Beleza

Cabelo com alisamento: dicas e cuidados

Por muito tempo as escovas progressivas com formol eram o método mais usado para alisar o cabelo. Hoje em dia, existem novas opções no mercado, as quais, apesar de serem procedimentos mais saudáveis, ainda requerem certos cuidados.

08 Ago 2022 - 10h00 | Atualizado em 08 Ago 2022 - 10h00
Cabelo com alisamento: dicas e cuidados Lorena Bueri

Durante muito tempo, tanto mulheres quanto homens se submeteram às escovas progressivas com formol para alisar o cabelo, mas, hoje em dia, existem novas opções no mercado.

O hairstylist Bruno Barros do Tp Beauty Lounge conta que só trabalha com a exoplastia, um tipo de alisamento mais saudável. Mesmo sendo mais saudável, esse procedimento ainda requer uma série de cuidados. Confira a seguir algumas das melhores dicas do hairstylist para quem quer manter o cabelo alisado e saudável.  


Cabelo liso (Foto: Reprodução/Divulgação)


Depois de realizar o alisamento, invista em uma linha que vai prolongar o resultado do procedimento. "Vai proteger e nutrir o cabelo e ter a ação de proteção térmica. Além disso, use sempre o leave-in e o óleo para fazer a ação reparadora nas pontas".

Sempre busque a exoplastia, que é o alisamento saudável e semidefinitivo. "O termo progressiva vem do uso antigo do formol, em que alisava progressivamente. Esse consta na Anvisa e é comprovadamente sem formol."

De acordo com o profissional, o procedimento não deixa o cabelo poroso. "O aspecto poroso é o enrijecimento que o formol faz em quem usa progressiva. Com uma ponta muito ressecada de antigos processos, o ideal é fazer um corte de limpeza."

Loiras podem fazer alisamento, mas o correto é fazer antes de fazer as mechas. Dessa forma, aproveitam a raiz virgem do cabelo e não alteram o tom. “O alisamento saudável não sai no retoque das cores”. O mesmo vale para cabelos coloridos. "O ideal é fazer, de preferência, uma semana antes ou, no mínimo, três dias antes do dia de colorir o cabelo.”

Os cabelos brancos e grisalhos também requerem certo cuidado. "Existe um fator que é a ação do calor da prancha. No cabelo grisalho, ele dá um pequeno amarelado. O ideal é fazer o alisamento primeiro e depois a coloração. Assim, ela pode fazer o acerto de cor, mas o liso não sai.”


Cabelo liso (Foto: Reprodução/Divulgação)


O tempo de retoque varia de 2 a 6 meses, dependendo do tipo de raiz e do resultado esperado. "Clientes de cabelo crespo, que gostam do resultado extremamente liso, retocam uma média de 2 a 2 meses e meio. Já os de ondas largas, que querem só tirar um frizz, chegam a retocar de seis em seis meses."

Depois de realizar o alisamento, evite prender o cabelo e fazer exercícios para evitar uma transpiração em excesso. "É melhor não fazer nenhum tipo de esporte aeróbico, o suor é ácido."

Evite por um tempo o uso de secadores e prancha após o alisamento. Use máscara reparadora duas vezes por semana, intercalando o produto que você já usa com a linha própria do alisamento.

Foto destaque: mulher com cabelo liso. Reprodução/Divulgação.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo