Empreendedorismo

CVC da inovação: Nova tendência do empreendedor brasileiro

Corporate Venture Capital a CVC. Nada mais é que iniciativas de inovação aberta de grandes empresas para a transformação de seu negócio e/ou desenvolvimento de novos negócios.

01 Nov 2022 - 21h30 | Atualizado em 01 Nov 2022 - 21h30
CVC da inovação: Nova tendência do empreendedor brasileiro  Lorena Bueri

A prática onde grandes empresas investem em startups como forma para gerar inovação e capturar seu valor para a organização – é uma tendência do ecossistema empreendedor brasileiro. Vem crescendo esporadicamente de forma valorizada e totalmente relevante para empreendimentos.

Possuem disponibilidade tecnológica para focar no desenvolvimento de ativos digitais ao invés de físicos, tendo por consequência, um custo marginal que tende a zerar a cada novo cliente. Estas organizações possuem um crescimento rápido, com resultados que crescem exponencialmente. São focadas em ativos físicos, como consequência, estas organizações acabaram por suspender diversos mercados.

Mercados como a Corporate Venture Capital e a Ventures Capital estão num momento de consolidação. Os números vêm batendo recorde trimestre após trimestre. No Brasil, acompanhamos o crescimento dos veículos VCs e CVCs nos últimos anos e há uma aceleração extremamente forte desse movimento em 2020 e 2021.


 

Estágios com startups.(Foto Reprodução: Jose Gutierrez).


Investir em Venture Capital, pode ter seus desafios e recompensas. Voltada para um perfil mais experiente de investidor, a Venture Capitol investe em empresas que não estão listadas na Bolsa de Valores, mas é uma excelente estratégia para potencializar, aumentando a diversificação de portfólio e a carteira.

 Mas para começar a investir em fundos de venture capital você precisa ser um investidor qualificado, ou seja, que possui mais de R$1 milhão em investimentos ou que tenha sido aprovado em exames de qualificação. Dados da revista Vegan Business e G2D Investimentos.

A Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital, afirmam que os investimentos no setor atingiram R$10,7 bilhões só no primeiro trimestre de 2021, representando uma alta de 88% em relação ao mesmo período e 2020.

Desta forma, como qualquer nova grande tendência, é crucial, para o sucesso da iniciativa, o entendimento dos requisitos, objetivos e resultados. E se tratando de uma tendência de proliferação tão veloz como tem sido o CVC, vale a pena fica de olho.

Foto Destaque: Projeções de investimentos. Reprodução: Pexels.

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo