A CONMEBOL divulgou nessa segunda (19), as novas regras para a Copa Sul-Americana para o próximo ano. Vai haver cruzamento de chaves dos segundos colocados de grupos da competição, com as equipes que ficaram em terceiro, na Libertadores.
O desenho é idêntico ao formato da Champions europeia, passada as oitavas, quem passar enfrenta o primeiro e segundo da sul-americana. A regra vai impactar muito no planejamento dos brasileiros, que já competem num calendário apertado, que muitas vezes os coloca em campo a cada três dias, no ano. Competirão na edição 2023, pelo Brasil, Bragantino, Goiás, América mineiro, Santos, Botafogo e São Paulo.
A fase inicial da competição, que antes contava com partidas de ida e volta, agora conta com um único jogo. A regra é para todos os países, exceto Argentina e Brasil, já classificados direto para a fase de grupos.
A equipe brasileira que quiser levantar a taça, terá que cumprir um calendário desafiador. Serão 6 partidas em grupos, 2 playoffs, 2 nas oitavas, 2 nas quartas e quantidade igual na semifinal, para chegar na grande final. 15 partidas ao todo. O São Paulo, atual vice-campeão da edição 2022, jogou apenas 13 vezes.
CONMEBOL Sul-Americana 2023 que terá sua tabela inteira divulgada em março de 2023. Fonte/Reprodução EBC
O concorrido ano do futebol brasileiro vai ter que se adaptar a mais essa mudança. Nessa quarta (21), ao meio-dia, horário de Brasília, a CONMEBOL divulga os jogos das preliminares de Libertadores e Sul-americana 2023. A tabela geral será entregue ao grande público, somente em março de 2023.
Entre atuais campeões da Sul-americana e Libertadores, estão o equatoriano Independiente del Valle e o Flamengo, respectivamente, O São Paulo conquistou o vice-campeonato da Sul-americana 2022, com o técnico Rogério Ceni. O vice da Libertadores, foi o Atlético Paranaense, sob o comando de Luiz Felipe Scolari, o Felipão.
Lembrando que duelo entre Independente del Valle e Flamengo já tem data marcada para se enfrentarem nos dias 22 de fevereiro, no Equador e 1º de março, no Brasil, mas ainda sem horário confirmado para a partida.
Foto Destaque CONMEBOL anuncia mudanças na Sul-americana. Fonte/Reprodução Diário do Nordeste