Notícias

CGU apura vacinação contra a Covid-19 no cartão de Jair Bolsonaro

Com a possível quebra de sigilo do cartão de vacinação do ex-presidente Bolsonaro, a Controladoria-Geral da União estuda possível adulteração de vacina contra a Covid-19.

18 Fev 2023 - 19h20 | Atualizado em 18 Fev 2023 - 19h20
CGU apura vacinação contra a Covid-19 no cartão de Jair Bolsonaro Lorena Bueri

Vinicius Carvalho, Ministro da Controladoria-Geral da União, afirmou nesta sexta-feira (17) que existe um registro de vacinação contra Covid-19 no cartão de vacinação do ex-presidente Jair Bolsonaro. O registro é de 19 de julho de 2021.

Em outubro de 2021, o ex-presidente Jair Bolsonaro tinha afirmado que não tomaria a vacina contra a Covid-19. Segundo Bolsonaro, ele tinha adquirido anticorpos depois que teve a Covid-19, por isso não precisaria da vacina, indo contra os especialistas que recomendam que ocorra a vacinação mesmo que a pessoa já tenha sido infectada com a Covid-19 antes, informando que a vacinação produz uma imunização mais duradoura.

Em outro momento, Jair Bolsonaro decretou sigilo do seu próprio cartão de vacinação, sob argumento de que se trata de uma informação pessoal.

Após ser eleito presidente, Lula determinou que todos os sigilos decretados durante o governo de Bolsonaro fossem quebrados. Nesta semana, o sigilo sobre o cartão de vacina do ex-presidente Bolsonaro estar sendo discutidos, a divulgação deve ocorrer assim que o Ministério da Saúde fornecer acesso à pasta.


Um grupo de hackers teria divulgado que Bolsonaro teria se vacinado contra a Covid-19. Reprodução/Twitter


Porém, o Ministro Vinicius Carvalho também anunciou que a Controladoria-Geral da União também investiga uma possível adulteração no cartão de vacinação. Anteriormente, um grupo de Hackers já tinha divulgado um possível cartão de vacinação do ex-presidente Bolsonaro que indicava que ele havia tomado a vacina no dia 19 de julho de 2021.

Para fugir de polêmicas com os sigilos e exercer a democracia, o atual governo estuda implementar uma padronização de regras vigentes para os sigilos, buscando mais transparências sobre os motivos para a não divulgação. Sendo assim, os motivos para os sigilos ocorrerem precisariam ser mais objetivos e exatos.

Em ação contra o sigilo, o atual presidente Lula deve divulgar informações sobre o seu próprio cartão de vacinação, com foco nas doses da vacinação contra a Covid-19.

 

Foto destaque: CGU investiga possível vacinação de Bolsonaro contra a covid-19. Reprodução/Agência Brasil.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo