Tech

CERT.br lança cartilha sobre o uso seguro das redes sociais

O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) lançou, em comemoração ao Dia da Internet Segura (07 de fevereiro) a cartilha das redes sociais – Curta com moderação.

13 Fev 2023 - 09h11 | Atualizado em 13 Fev 2023 - 09h11
CERT.br lança cartilha sobre o uso seguro das redes sociais  Lorena Bueri

Não é segredo que a internet oferece diversos riscos de segurança aos usuários, se a mesma não for utilizada com cautela e zelo. Todos nós, ao usarmos as redes sociais, devemos utilizar das três peneiras:

  • Meu conteúdo é muito expositivo? Vou me arrepender de tê-lo publicado em um futuro próximo?
  • Meu conteúdo é verídico? As informações contidas nele são condizentes com a realidade?
  • Meu conteúdo agride o próximo? É ofensivo?

É pensando neste uso consciente que o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) publicou, com apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e da Safernet Brasil, a Cartilha de Segurança para a Internet, material que dá dicas sobre o uso seguro de redes sociais.

O conteúdo completo está disponível no Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), que possui vínculo com o autor da publicação.


Conteúdo disponível na cartilha "redes sociais", publicada pelo CERT.br (Imagem: Reprodução/Cartilha de Segurança para Internet - Redes Sociais) 


“As redes sociais se tornaram mais do que um meio de interação e entretenimento. Ao se manifestarem nesses locais, os usuários deixam rastros digitais que ajudam a moldar sua reputação online. O que ela curte ou compartilha diz muito sobre a pessoa. Por isso, o fascículo fornece instruções sobre como evitar prejuízos e se proteger”, destacou a gerente do CERT.br, Cristine Hoepers.

As dicas para o uso seguro das redes sociais estão inseridas dentro da Cartilha de Segurança na Internet, que por usa vez possui vários fascículos (subdivisões). De acordo com o CERT.br, os materiais estão recheados de recomendações e dicas sobre como o usuário de Internet deve se comportar para aumentar a sua segurança e se proteger de possíveis ameaças.

Ao todo, são 15 unidades, ou fascículos, que abordam os mais variados temas, como vazamento de dados; redes sociais; proteção de dados; privacidade; phishing e outros golpes; boatos, entre outros tópicos importantes.


É preciso cuidado na hora de publicar algo, uma vez postado, sempre postado. (Imagem: Reprodução/Cartilha de Segurança para Internet - Redes Sociais)


Quanto aos usos das redes sociais, a cartilha orienta o usuário a pensar bem antes de postar; escolher bem seus seguidores; limitar o compartilhamento de informações do perfil; controlar quem e quais publicações podem ser vistas.

Outro assunto abordado e que a maioria dos usuários não levam como malícia são os aplicativos de terceiros, como jogos online, testes de personalidade e edição de imagens, pois os mesmos podem capturar suas informações pessoais, fotos, históricos de navegação e lista de contatos para usos diversos e abusivos, alerta a cartilha.

A cartilha também apresenta um material exclusivo sobre “Internet Segura para seus filhos”, disponível dentro do fascículo “redes sociais”.

Confira essas e mais dicas acessando a Cartilha de Segurança para Internet, disponível em: https://cartilha.cert.br/fasciculos/

 

Foto destaque: Confira dicas para o uso seguro das redes sociais. Reprodução/Revista época negócios.

VEJA TAMBÉM

Câmara dos EUA dá passo adiante para aprovação do financiamento à Ucrânia e Israel  Lorena Bueri

Câmara dos EUA dá passo adiante para aprovação do financiamento à Ucrânia e Israel

O avanço acontece dois meses após aprovação do pacote de US$ 95 bilhões pelo Senado americano; Projetos de Lei buscam oferecer ajuda externa, o que inclui o financiamento para proteção das fronteiras de ambos os países
Tons terrosos são destaque na maquiagem para o outono de 2024 Lorena Bueri

Tons terrosos são destaque na maquiagem para o outono de 2024

A cor marrom vai bombar no outono: dos desfiles do SPFW às celebridades internacionais, os tons terrosos estão em destaque entre os maquiadores
Índia inicia sua histórica eleição geral, um processo que se entenderá por semanas Lorena Bueri

Índia inicia sua histórica eleição geral, um processo que se entenderá por semanas

As eleições gerais na Índia começaram, marcando o início de um evento crucial, com quase 1 bilhão de eleitores, o país está no centro de uma batalha política que definirá seu curso futuro
Pesquisa comprova que alimentos ultraprocessados contribuem para o desenvolvimento de câncer  Lorena Bueri

Pesquisa comprova que alimentos ultraprocessados contribuem para o desenvolvimento de câncer 

Em Singapura um estudo mostrou que consumir alimentos ultraprocessados, os famosos “junk food”, pode “desligar” o mecanismo de defesa contra o câncer 
MC Ryan assume equívoco em documentação da Ferrari e após checagem, PF libera o veículo Lorena Bueri

MC Ryan assume equívoco em documentação da Ferrari e após checagem, PF libera o veículo

MC Ryan enfrenta investigação da Polícia Federal após erro em documentação de Ferrari; cantor assume falha e declara constrangimento em declaração à imprensa
Centrais Elétricas do equador estão em estado crítico após informações cruciais serem ocultadas Lorena Bueri

Centrais Elétricas do equador estão em estado crítico após informações cruciais serem ocultadas

Daniel Noboio se pronuncia sobre a suposta sabotagem no sistema energético e afirma já ter demetido uma ministra envolvida e denunciado o caso
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo