Tech

CERT.br lança cartilha sobre o uso seguro das redes sociais

O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) lançou, em comemoração ao Dia da Internet Segura (07 de fevereiro) a cartilha das redes sociais – Curta com moderação.

13 Fev 2023 - 09h11 | Atualizado em 13 Fev 2023 - 09h11
CERT.br lança cartilha sobre o uso seguro das redes sociais  Lorena Bueri

Não é segredo que a internet oferece diversos riscos de segurança aos usuários, se a mesma não for utilizada com cautela e zelo. Todos nós, ao usarmos as redes sociais, devemos utilizar das três peneiras:

  • Meu conteúdo é muito expositivo? Vou me arrepender de tê-lo publicado em um futuro próximo?
  • Meu conteúdo é verídico? As informações contidas nele são condizentes com a realidade?
  • Meu conteúdo agride o próximo? É ofensivo?

É pensando neste uso consciente que o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) publicou, com apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e da Safernet Brasil, a Cartilha de Segurança para a Internet, material que dá dicas sobre o uso seguro de redes sociais.

O conteúdo completo está disponível no Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), que possui vínculo com o autor da publicação.


Conteúdo disponível na cartilha "redes sociais", publicada pelo CERT.br (Imagem: Reprodução/Cartilha de Segurança para Internet - Redes Sociais) 


“As redes sociais se tornaram mais do que um meio de interação e entretenimento. Ao se manifestarem nesses locais, os usuários deixam rastros digitais que ajudam a moldar sua reputação online. O que ela curte ou compartilha diz muito sobre a pessoa. Por isso, o fascículo fornece instruções sobre como evitar prejuízos e se proteger”, destacou a gerente do CERT.br, Cristine Hoepers.

As dicas para o uso seguro das redes sociais estão inseridas dentro da Cartilha de Segurança na Internet, que por usa vez possui vários fascículos (subdivisões). De acordo com o CERT.br, os materiais estão recheados de recomendações e dicas sobre como o usuário de Internet deve se comportar para aumentar a sua segurança e se proteger de possíveis ameaças.

Ao todo, são 15 unidades, ou fascículos, que abordam os mais variados temas, como vazamento de dados; redes sociais; proteção de dados; privacidade; phishing e outros golpes; boatos, entre outros tópicos importantes.


É preciso cuidado na hora de publicar algo, uma vez postado, sempre postado. (Imagem: Reprodução/Cartilha de Segurança para Internet - Redes Sociais)


Quanto aos usos das redes sociais, a cartilha orienta o usuário a pensar bem antes de postar; escolher bem seus seguidores; limitar o compartilhamento de informações do perfil; controlar quem e quais publicações podem ser vistas.

Outro assunto abordado e que a maioria dos usuários não levam como malícia são os aplicativos de terceiros, como jogos online, testes de personalidade e edição de imagens, pois os mesmos podem capturar suas informações pessoais, fotos, históricos de navegação e lista de contatos para usos diversos e abusivos, alerta a cartilha.

A cartilha também apresenta um material exclusivo sobre “Internet Segura para seus filhos”, disponível dentro do fascículo “redes sociais”.

Confira essas e mais dicas acessando a Cartilha de Segurança para Internet, disponível em: https://cartilha.cert.br/fasciculos/

 

Foto destaque: Confira dicas para o uso seguro das redes sociais. Reprodução/Revista época negócios.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo