Tech

CEO da Alphabet alerta sobre o potencial da IA

Ele afirma que IA é a tecnologia mais transformadora já vista pela humanidade e alerta sobre a substituição de profissionais. Regulamentação é fundamental para sua segurança e sucesso.

18 Abr 2023 - 18h20 | Atualizado em 18 Abr 2023 - 18h20
CEO da Alphabet alerta sobre o potencial da IA Lorena Bueri

O CEO da Alphabet, Sundar Pichai, afirmou que a inteligência artificial (IA) tem o potencial de ser a tecnologia mais transformadora já vista pela humanidade, superando até mesmo a eletricidade e outras inovações do passado. Em entrevista ao programa 60 Minutos da CBS, Pichai ressaltou que a tecnologia sendo desenvolvida será mais inovadora do que qualquer outra e que a sociedade precisa estar preparada para isso.


Com o crescimento da IA, Google lançou em forma experimental o seu projeto Bard. (Reprodução/Istock)


Ele alertou que os "trabalhadores do conhecimento", incluindo escritores, contadores, arquitetos e engenheiros de software, serão substituídos pela IA. Pichai também observou que a desinformação e as notícias falsas serão problemas ainda maiores com a escala da IA e podem causar danos sociais.

Pichai avaliou que a sociedade precisa se adaptar rapidamente com a regulamentação, leis para punir abusos e tratados entre as nações para tornar a IA segura para o mundo, bem como regras que "se alinhem com os valores humanos, incluindo a moralidade." Ele ressaltou que o desenvolvimento da IA precisa incluir não apenas engenheiros, mas também cientistas sociais, especialistas em ética e filósofos.

O CEO da Alphabet expressou sua preocupação com a capacidade da sociedade de se adaptar à rápida evolução da tecnologia, observando que as instituições sociais parecem incompatíveis com o ritmo em que a tecnologia está evoluindo.

No entanto, Pichai expressou otimismo em relação a essa evolução, já que muitas pessoas começaram a se preocupar com as implicações desde o início, o que pode ajudar a garantir que o desenvolvimento da tecnologia seja responsável e ético.

O Google lançou recentemente o chatbot Bard, como parte de um produto experimental, e planeja incorporar a IA em seus serviços de busca. Executivos da empresa enfatizaram que estão adotando uma abordagem responsável para esses desenvolvimentos e por isso, lançaram um documento com recomendações para regular a IA.

Foto destaque. Logo da Google. (Reprodução/Istock)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo