Tech

CEO Amy Webb fala sobre futuro da Internet “Podemos ter sistemas de IA mil vezes mais poderosos”

A internet avançara por conta do sistema de Inteligência Artificial, que por sua vez terá influência do seu novo acelerador. O avanço tem previsão de causar efeitos poderosos em até sete anos

13 Mar 2023 - 12h00 | Atualizado em 13 Mar 2023 - 12h00
CEO Amy Webb fala sobre futuro da Internet “Podemos ter sistemas de IA mil vezes mais poderosos” Lorena Bueri

A CEO e futurista da empresa Future Today Institute, Amy Webb, falou sobre o futuro da internet e também da Inteligência Artificial generativa em um evento de inovação tecnológica chamado SXSW. Como uma das atrações mais aguardadas, ela explicou sobre qual será o futuro da internet e da presença da Inteligência Artificial no processo.

No início de sua apresentação ela detalhou quais são suas funções como futurista, deixando claro que tem foco em utilizar dados e evidências a fim de descobrir onde se localizam os sinais e as tendências que conduzem e decidem modelagem. Em um momento da apresentação quando Amy entrou no quesito tendências ela focou em IA. Também ressaltando que não se deve banir ou proibir tecnologias e sim estudá-las, e os governos deveriam educar a população a usarem elas do modo correto, no ponto de vista da CEO.

Em relação as tendências faladas o maior foco foi no acelerador de IA, que são os sistemas de computador voltados para aceleramento da Inteligência Artificial e para o aprendizado do mesmo, “São sistemas de computador especializados projetados para acelerar a IA e o aprendizado de máquina, porque podem acelerar processos, fazer toneladas de cálculos muito pesados. E o interessante é que você pode combinar chips diferentes, às vezes às centenas ou até mais, nesses sistemas muito maiores para permitir o processamento e grandes redes neurais. ”, destaca.


O sistema de Inteligência artificial poderá ficar mais poderoso por conta dos sistemas de computação (Reprodução/Freepik)


Ela ainda explica que todo este novo sistema em processo de construção irá ter um efeito poderoso em até sete anos, “Com aceleradores e chips e todos esses novos tipos de sistemas de computação que estão sendo construídos haverá um efeito composto até 2030. Podemos ter sistemas de IA mil vezes mais poderosos do que são hoje. Não é exagero. Portanto, há um gargalo agora. E esse gargalo está nos impedindo de construir os sistemas de IA mais poderosos já criados. E esse gargalo são os dados. Os dados disponíveis são a restrição, os componentes vão se expandir, os custos vão cair. Esta é a questão. Então é por isso que há uma demanda explosiva agora por dados”.

Por conta destes fatores juntados a muitas outras tecnologias, a CEO e futurista conclui que a internet do modo atual não existirá mais e se tornará ainda mais automática por causa do avanço. “Se antes nós íamos até a internet, hoje a internet vem até você, todos os sistemas estão nos pesquisando, isso nos traz uma perspectiva totalmente diferente do que chamamos hoje de rede e do que chamaremos nos próximos anos. ”, afirma Amy.

Com isto podemos ficar cientes que a internet do futuro promete ser bastante diferente do que é atualmente, mesmo que demore para acontecer podemos concluir que haverá transformações no nosso modo de consumo.

Foto destaque: Amy Webb apresenta a tendência de IA para o futuro no evento SXSW 2023. Reprodução: Roseani Rocha/Meio e Mensagem.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo