Saúde

CDC atualiza isolamento recomendado e período de quarentena para a população com a COVID-19

As diretrizes para a contenção do coronavírus não se aplicam em ambientes de saúde, que devem seguir considerando taxas de transmissão comunitárias e as recomendações de prevenção e controle de infecções.

19 Mai 2022 - 16h57 | Atualizado em 19 Mai 2022 - 16h57
CDC atualiza isolamento recomendado e período de quarentena para a população com a COVID-19 Lorena Bueri

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) está encurtando o tempo recomendado para o isolamento dos infectados. As pessoas com o coronavírus devem se isolar por cinco dias e, se estiverem assintomáticas ou seus sintomas estiverem diminuindo (sem febre por 24 horas), devem manter-se reclusas pelo período determinado aliado ao uso de máscara quando em torno de outros para minimizar o risco de infectar pessoas que encontram.

A mudança é motivada pela ciência demonstrando que a maior parte da transmissão de SARS-CoV-2 ocorre precocemente no curso da doença, geralmente no primeiro ou segundo dia anterior ao início dos sintomas e nos dois ou três dias seguintes.

Além disso, o CDC está atualizando o período de quarentena recomendado para qualquer pessoa no público em geral que esteja exposta à COVID-19. Para as pessoas que não são vacinadas ou estão a mais de seis meses de sua segunda dose de mRNA (ou mais de dois meses após a vacina Janssen) e ainda não foram reforçadas, o Centro passa a recomendar a quarentena por cinco dias, seguida pelo uso rigoroso de máscara por mais cinco dias.

Alternativamente, se uma quarentena de cinco dias não for viável, é imperativo que uma pessoa exposta use uma máscara adequada em todos os momentos em torno de outros por 10 dias após a exposição. Os indivíduos que receberam a injeção não precisam ficar em quarentena após a exposição, mas devem usar uma máscara pelo mesmo número de dias após serem expostos.


Células T são mostradas atacando uma célula infectada por vírus. (Foto/Reprodução/Getty Images)


Para todas as pessoas em situação de risco, as melhores práticas incluiriam também um teste para detecção de SARS-CoV-2 no dia 5 após a exposição. Se os sintomas ocorrerem, os indivíduos devem ficar imediatamente em quarentena até que um teste negativo confirme que as reações não são atribuíveis ao coronavírus.

O isolamento refere-se ao comportamento após uma infecção confirmada. A reclusão por cinco dias, seguido pelo uso de uma máscara adequada, minimizará o risco de propagação do vírus a outros. A quarentena refere-se ao tempo após a exposição ao vírus ou contato próximo com alguém conhecido por ter COVID-19.

Ambas as atualizações vêm com o espalhamento da Ômicron e de suas subvariantes por todo o mundo e refletem a ciência atual sobre quando e por quanto tempo uma pessoa é considerada infecciosa. Essas recomendações não substituem as leis, regras e regulamentos estaduais, locais, tribais ou territoriais, nem se aplicam aos trabalhadores de saúde para os quais o CDC tenha orientação atualizada.

Foto destaque: Exames de COVID-19 sendo analisados em laboratório. (Reprodução/Bloomberg/Getty Images)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo