Esportes

CBF e clubes negociam criação da Liga

Em Assembleia Geral Extraordinária, dirigentes de clubes e da federação chegaram a acordo também sobre as eleições do sucessor de Rogério Caboclo, presidente afastado.

08 Mar 2022 - 16h15 | Atualizado em 08 Mar 2022 - 16h15
CBF e clubes negociam criação da Liga  Lorena Bueri

Depois de muito tempo, mais ou menos nove meses, os clubes voltaram a se reunir na sede da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), para dar continuidade na discussão sobra a criação de uma liga responsável pela organização do Campeonato Brasileiro. Na reunião, fizeram um acordo para a criação da liga e sobre as eleições entidade.

Ficou decidido que o atual presidente interino, Ednaldo Rodrigues, será candidato único. Dessa forma, faltava decidir o papel dos clubes, mais especificamente no peso dos votos que cada categoria tem nas eleições. O acordo definiu a manutenção do que já acontecia antes, sendo com as federações estaduais tendo voto de peso 3, os clubes da Série A tendo voto de peso 2 e os da Série B com peso 1.

Em contrapartida, a garantia de manutenção do peso dos votos cedida pelos clubes, deu a eles o comprometimento do apoio da entidade máxima do futebol brasileiro na criação da liga. Os clubes discutem há um tempo a criação dessa liga, mas a falta de união entre eles e a falta de garantia de apoio da CBF eram entraves.

Além disso, para os clubes, um clima mais calmo em relação à disputa política dentro da entidade também é uma vitória, uma vez que o até então candidato opositor de Ednaldo, Gustavo Feijó, se posicionava contra a criação da liga. Todavia, com a candidatura única do atual interino, a liga deve sair do papel nos próximos meses.

“A liga está prevista nos estatutos de Fifa, Conmebol e CBF. Desde que atenda o ordenamento desportivo, respeitando calendários de CBF, Conmebol e Fifa, a CBF não vai se colocar contrária.” – afirmou Ednaldo Rodrigues.


Ednaldo Rodrigues, segundo da esquerda para a direita, presidente interino da CBF (Foto: Reprodução/Lucas Figueiredo/CBF)


Os clubes brasileiros já sabem de algumas empresas interessadas em administrar a possível liga, entretanto, sem a criação dela, não é possível que estas apresentem uma proposta de maneira oficial.

Sendo assim, com o clima de otimismo com o qual saíram os presidentes após a reunião, tudo indica de que haverá união em prol de atender o interesse mútuo dos clubes. Resta saber quanto tempo demorará e também se todos saberão ceder para chegar a um denominador comum.

 

Foto destaque: Presidentes dos clubes e dirigentes da CBF em Assembleia Geral Extraordinária. Reprodução/Lucas Figueiredo/CBF.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo