Notícias

Brasileiros que lutavam como voluntários morrem durante conflito na Ucrânia

Brasileiros voluntários, Thalita do Valle e Douglas Búrigo morrem durante conflito na Ucrânia; Itamaraty confirma a informação e 'continua a desaconselhar enfaticamente deslocamentos de brasileiros' ao país

06 Jul 2022 - 15h44 | Atualizado em 06 Jul 2022 - 15h44
Brasileiros que lutavam como voluntários morrem durante conflito na Ucrânia Lorena Bueri

Na última terça-feira (05), o Ministério das Relações Exteriores, confirmou a morte de dois brasileiros que estavam na Ucrânia como voluntários, para lutarem com o país contra a Rússia. O Itamaraty informou em nota, ter recebido a informação sobre a morte de ambos brasileiros pela Embaixada do Brasil em Kiev.

Os dois brasileiros identificados como Douglas Búrigo e Thalita do Valle, faleceram após um bombardeio na última sexta-feira (01), durante conflito com tropas russas na cidade de Kharkiv.

O primeiro brasileiro a falecer no confronto foi André Hack Bahi (44), que também era voluntário. O soldado teve sua morte confirmada no dia 9 de junho, depois de um confronto com os russos. Com isso, o número de voluntários brasileiros mortos na Ucrânia chega a três.

Segundo o Ministério do Exterior do Brasil, eles estão em contato com as famílias de Douglas e Thalita, para prestar toda a assistência necessária.

Desde que a Ucrânia foi invadida pela Rússia em 24 de fevereiro, o Itamaraty desaconselha que brasileiros se desloquem para a Ucrânia, “enquanto não houver condições de segurança suficientes no país”.

Conheça os voluntários brasileiros que faleceram

Thalita do Valle, socorrista, atriz e modelo, tinha 39 anos, e nasceu em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. E ainda era ativista pelos animais e participava de uma ONG.

Thalita que sempre teve curiosidade por armas entrou em uma escola de tiros, e depois disso, participou de uma organização que ajuda mulheres no Srilanka, na África, contribuiu com as operações de resgates de animais em Brumadinho e na enchente que devastou Petrópolis.

A família de Thalita contou ao G1, que ela estava há três semanas na Ucrânia e mantinha contato constante com eles. E segundo informações dada pela CNN Brasil, ela foi convidada por um amigo militar para ir à Ucrânia, e chegando lá foi escalada para ser socorrista, porém ao perceberem que ela tinha habilidade no manuseio de armas, foi deslocada para o front de batalha.

O bunker em que ela estava pegou fogo com ela dentro, e o seu amigo Douglas Búrigo tentou salvá-la, mas foi atingido por estilhaços e morreu na hora, enquanto Thalita faleceu por asfixia.

Douglas Búrigo, tinha 40 anos, e nasceu no Rio Grande do Sul, e era ex-soldado do Exército Brasileiro. Família e amigos relaram a CNN que ele era um homem cheio de vida e alegre. Prefeitura de São José dos Ausentes (RS), decretou luto oficial de três dias na cidade.


Soldado brasileiro André Hack Bahi (Foto: Reprodução/Instagram/R7)


André Hack Bahi, uns dos brasileiros que faleceu em combate (causa da morte não informada), nasceu em Porto Alegre, e tinha 44 anos, ele deixa cinco filhos.

Foto destaque: Thalita Valle e Douglas Búrigo morreram em conflito na Ucrânia. Reprodução/CNN.

 

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo