Saúde

Brasileiros afirmam que o tratamento do câncer deve ser a prioridade do Governo

Os resultados da pesquisa apontam que 8 em cada 10 brasileiros já tiveram um conhecido com a doença e que 4 em cada 10 já tiveram ou têm familiares com câncer. Aproximadamente 5% dos entrevistados convivem com a doença.

27 Abr 2022 - 12h16 | Atualizado em 27 Abr 2022 - 12h16
Brasileiros afirmam que o tratamento do câncer deve ser a prioridade do Governo Lorena Bueri

De acordo com a pesquisa feita pelo Datafolha/Oncoguia, 63% dos Brasileiros escolheram que o câncer deve ser tratado como prioridade. Foram ouvidas 2.099 pessoas em 151 municípios brasileiros. O estudo encomendado pelo Instituto de Oncoguia, realizado em parceria com o DataFolha apresenta 95% de nível de confiança, com margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Serão discutidos no 12° Fórum Nacional de Oncoguia os resultados do estudo “Percepção da População Brasileira sobre o Câncer”. O evento vai ocorrer no dia 29 de Abril, especialistas do setor debatem sobre os principais gargalos no acesso ao diagnóstico precoce da doença no país, apresentando opções de melhorias na área.


 

(Foto: Reprodução/Uol)


Os pesquisadores investigam no estudo a percepção dos brasileiros sobre o câncer, a proximidade da doença e sua questão como saúde pública no país.

Questionados sobre o que vem à mente quando escutam a palavra câncer, 42% dos brasileiros transparecem sentimentos negativos e muitas menções com a palavra morte. Outros termos como “sofrimento”, “tristeza”, “medo”, “dor” e “doença” foram ditos com maior frequência. Já “tratamento” e “cura” foram respectivamente mencionados por apenas 14% e 9% dos brasileiros entrevistados.

“Esse dado nos mostra o quanto precisamos seguir conscientizando a população sobre prevenção, diagnóstico precoce e tantas novidades no mundo do câncer. Ter câncer não é igual a morrer e isso dependerá de acesso à informação, mas também de acesso a cuidados com a saúde”, afirmou na cobertura do evento a presidente do Instituto Oncoguia, Luciana Holtz.

De acordo com Luciana, a falta de busca pelo cuidado e atendimento diante dos sintomas da doença acontece pela percepção negativa que as pessoas têm do câncer. 

Os resultados da pesquisa apontam que 8 em cada 10 brasileiros já tiveram um conhecido com a doença e que 4 em cada 10 já tiveram ou têm familiares com câncer. Aproximadamente 5% dos entrevistados convivem com a doença.

Questionados sobre quais dentre as doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) devem ser priorizadas pelo governo, 63% da população escolheu o câncer como prioridade, diante das somatórias dos três primeiros indicados, esse número sobe para 84%. Em segundo lugar, com 8% aparecem doenças cardiovasculares e o consumo abusivo do álcool. 

“Estamos diante de uma população tocada e impactada negativamente pelo câncer, mas que compreende a sua relevância e pede aos governos que a priorizem. Que este contexto pertinente, urgente e de enorme relevância social de fato ganhe a priorização que a população e todos os que defendem a causa pedem. Precisamos e podemos salvar vidas”, finalizou Luciana.

 

Foto Destaque: Reprodução/Guilherme Novita

VEJA TAMBÉM

Yuri Meirelles ganha prova e se torna o primeiro fazendeiro  Lorena Bueri

Yuri Meirelles ganha prova e se torna o primeiro fazendeiro

Peões da Fazenda entraram na disputa pela primeira prova do fazendeiro da temporada. Os cinco participantes que subiram para o campo de prova patrocinada pela Betano são: Alessandra Cariúcha, Márcia Fu, Radamés Martins, Yuri Meirelles, Henrique Marti
Taxa de focos de incêndio no Amazonas ultrapassa a média registrada em setembro  Lorena Bueri

Taxa de focos de incêndio no Amazonas ultrapassa a média registrada em setembro

De acordo com as informações repassadas pelo Inpe, as regiões afetadas pelas queimadas no Amazonas já atingiram a média contabilizada do mês de setembro.
Troye Sivan mistura ritmos e escala prédios no clipe de 'Got Me Started' Lorena Bueri

Troye Sivan mistura ritmos e escala prédios no clipe de "Got Me Started"

O lançamento fará parte do terceiro álbum de estúdio do artista junto com "Rush" que marcou seu retorno para música. A estreia do álbum "Something To Give Each Other" está marcado para outubro.
Em polêmica com a sogra, noivo de Larissa Manoela é fotografado ao chegar na delegacia Lorena Bueri

Em polêmica com a sogra, noivo de Larissa Manoela é fotografado ao chegar na delegacia

Ator André Luiz Frambach compareceu na tarde desta quarta-feira (20), em uma delegacia de polícia para testemunhar em inquérito envolvendo declarações de Silvana Taques.
Faustão volta a ser internado após 24 dias de transplante Lorena Bueri

Faustão volta a ser internado após 24 dias de transplante

O apresentador volta a ser internado no Hospital Albert Einstein, 24 dias após o transplante de coração, segundo informações seu estado de saúde é delicado, porém não grave.
Corinthians chega a mais um acordo para sanar dívida com Ramiro Lorena Bueri

Corinthians chega a mais um acordo para sanar dívida com Ramiro

Clube paulista fez mais um acordo para sanar em 24 parcelas a dívida milionária que tem referente a direitos de imagem do atual meio-campista do Cruzeiro
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo