Notícias

Brasil ultrapassa 50% de pessoas com a terceira dose atrasada

A quarta dose contra a Covid-19 já está disponível para maiores de 70 anos e imunossuprimidos, porém, no Brasil cerca de 58,8% da população apta, ainda não tomou a dose de reforço.

18 Abr 2022 - 17h00 | Atualizado em 18 Abr 2022 - 17h00
Brasil ultrapassa 50% de pessoas com a terceira dose atrasada Lorena Bueri

Com o avanço da vacinação no Brasil, o Ministério da Saúde divulgou que está no preparo para ampliar a recomendação da quarta dose da vacina contra a Covid-19, inicialmente para pessoas acima dos 70 anos.

Essa ampliação ocorreria simultaneamente com a segunda dose de reforço, que já está disponível em diversos estados e municípios para a população mais idosa e naqueles que são imunocomprometidos.

Entretanto, um dado em específico preocupa a comunidade científica e a pasta da Saúde: Cerca de 58,2% dos brasileiros, com idade superior a 18 anos e que já estão aptos a tomar a primeira dose de reforço (ou terceira dose, como é popularmente chamada), não estiveram presentes nos postos de vacinação e ainda não completaram o esquema de imunização.


Dose reforço pode diminuir força da variante Ômicron, muito mais transmissível que as anteriores (Foto: Reprodução/Getty Images)


Dados fornecidos pelo Localiza SUS mostram que, de aproximadamente 170 milhões de pessoas que podem se vacinar com a terceira dose, apenas 71 milhões compareceram, ou seja, menos da metade e longe ainda, da cobertura vacinal desejada, que é de pelo menos 70%.

A preocupação do Ministério da Saúde é a do baixo número de pessoas que estão se apresentando para a dose reforço, visto que ela é a responsável pelo aumento da imunidade contra o vírus, diminuindo as chances da pessoa, caso infectada, ficar doente.

Em entrevista ao Metrópolis, Julival Ribeiro, médico infectologista e consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) informou sobre a dose de reforço. “Sabemos que, com a vacina, sobretudo com a da Ômicron, em torno de três a quatro meses, você já vai perdendo proteção contra o coronavírus, principalmente em pacientes idosos e imunossuprimidos, e mesmo na população geral”.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, declarou no último domingo (17), o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin), instituído em fevereiro de 2020 devido a pandemia. Assim, começa a acontecer no país algumas flexibilizações quanto as medidas sanitárias, mas a campanha de vacinação, deve se tornar mais forte nos próximos dias para convencer os atrasados a se imunizarem com a dose reforço.

Foto Destaque: Terceira dose se mostrou capaz de aumentar a imunidade do indivíduo contra o vírus. Reprodução/Tomás Silva/Agência Brasil

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo