Notícias

Brasil tem mais smartphones do que habitantes, de acordo com a FGV

País tem 242 milhões de smartphones em uso, o que representa mais de um aparelho por pessoa, já que a população nacional é de 214,6 milhões, de acordo com o IBGE.

26 Mai 2022 - 17h28 | Atualizado em 26 Mai 2022 - 17h28
Brasil tem mais smartphones do que habitantes, de acordo com a FGV Lorena Bueri

O mais novo levantamento anual divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), afirma que atualmente no Brasil há mais de um smartphone por habitante. Segundo os dados da pesquisa são 242 milhões de celulares em uso no país, enquanto que o IBGE estima que o Brasil tem 214 milhões de habitantes.

Quando somado ao número de notebooks e tablets, a marca ultrapassa os 350 milhões de dispositivos portáteis no Brasil, o equivalente a 1,6 por pessoa.

 Segundo a amostra, os smartphones ainda são os mais vendidos. Os dados mostram que a cada 3 celulares vendidos é vendida apenas 1 televisão.

Temos 447 milhões de dispositivos digitais (computador, notebook, tablet e smartphone) em uso no Brasil (corporativo e doméstico), ou seja, mais de 2 dispositivos digitais por habitante em junho de 2022. O smartphone domina a maioria dos usos, como nos bancos, compras e mídias sociais”.

O estudo aponta também que em relação aos computadores, eles superarão a população brasileira no início de 2023, com 216 milhões em uso até o começo do ano.


Levantamento mostra que o país tem 242 milhões de celulares inteligentes em uso atualmente. (Foto Reprodução: site revista Veja).


As vendas dos computadores portáteis em 2021 tiveram um crescimento de 27%, mais de 14 milhões de aparelhos foram comprados no país. Para 2022, a pesquisa estima um crescimento perto de 10%.

O levantamento da FGV teve uma amostra de 2.650 empresas, retratando o cenário atual e as tendências de tecnologia do ambiente.

De acordo com o Suplemento de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) o uso do telefone celular se consolida como o principal meio para acessar a internet no Brasil.

No ano passado, 92,1% dos domicílios brasileiros acessaram a internet por meio do telefone celular enquanto 70,1% dos domicílios o fizeram por meio do microcomputador. Em 2019, o acesso à internet (80,4% dos domicílios) por meio do celular também foi predominante em relação ao uso do computador (76,6% dos domicílios).

A partir de 2015, todas as regiões passaram a navegar pela rede mais pelo celular. A Região Norte apresenta o maior percentual de domicílios que usam o telefone celular para acesso à internet (96,7%), seguida do Centro-Oeste (95,6%), do Nordeste (93,9%), do Sudeste (91,5%) e do Sul (88,2%).

Foto Destaque: Smartphone é o mais popular meio de acesso à internet. Foto Reprodução: Shutterstock.

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo