Saúde

Brasil tem baixa adesão da vacina contra a gripe

Campanha de vacinação contra a gripe termina no próximo dia 31. Resultado da população-alvo imunizada não atende à expectativa do Ministério da Saúde, que anunciou pelo menos 90% do alcance vacinal.

28 Mai 2023 - 19h50 | Atualizado em 28 Mai 2023 - 19h50
Brasil tem baixa adesão da vacina contra a gripe Lorena Bueri

A poucos dias para o fim da campanha de vacinação contra o vírus Influenza, Brasil tem menos de 40% da população-alvo vacinada. Em abril, o Ministério da Saúde anunciou a expectativa de que, ao final da campanha, houvesse pelo menos 90% de adesão dos grupos prioritários.

O resultado preocupa os profissionais da saúde, ao considerar que a chegada do inverno traz um aumento de casos da gripe e o agravamento no quadro da saúde daqueles que não receberam o imunizante. De acordo com o painel de monitoramento da aplicação da vacina em território nacional, até este domingo (28) o país marca apenas 39,47% de cobertura vacinal da população-alvo.

O infectologista Renato Kfouri relatou à CNN que a possível justificativa para o baixo índice de vacinação seja pela perspectiva das pessoas em relação à Covid-19. Parte da população acredita que não há necessidade de atualizar as vacinas que protegem das mutações do vírus por considerarem que a pandemia acabou desde a primeira campanha vacinal.

“Nós temos uma circulação de três vírus praticamente simultâneas no país: o vírus da gripe, da Covid-19 e vírus sincicial respiratório, que atinge mais as crianças. Então, vacinar contra gripe e a Covid-19 é proteger boa parte desses casos que estão sendo internados”, destacou o infectologista.

No Brasil, o imunizante contra a gripe é fabricado pelo Instituto Butantan e distribuído na rede de saúde pública, a partir do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país. Além da população-alvo, no dia 12 de maio a campanha foi ampliada para a população geral, a partir dos 6 meses de idade.

Estados mais críticos e mais avançados

Dos estados que atingiram mais de 50% de vacinação estão o Amapá (51,4%), Paraíba (66,7%) e Pernambuco (52,5%), até o momento. Já os que apresentam menor cobertura vacinal são Acre (18,9%) e Roraima (23,3%). São Paulo, onde mais abriga a população-alvo, está com 35,2% de adesão.


Painel de Monitoramento da Vacina Influenza (Foto: Divulgação/Print - Ministério da Saúde)


Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a importância de se proteger a cada ano é devido a uma atualização na composição do imunizante, de acordo com as cepas do vírus que circulam com mais constância no momento.

 

Foto de Capa: Imunizante contra o vírus Influenza/Betânia Ramalho da Silva

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo