Notícias

Brasil registra em média oito casamentos por dia envolvendo menores de idade

Até 31 de março de 2023 foram contabilizados 718 uniões oficiais no Brasil envolvendo menores de idade e colocando casos em que dois adolescentes se casaram.

27 Abr 2023 - 15h10 | Atualizado em 27 Abr 2023 - 15h10
Brasil registra em média oito casamentos por dia envolvendo menores de idade  Lorena Bueri

Nos três primeiros meses de 2023 foram registradas no Brasil, em média, oito casamentos por dia envolvendo menores de idade. Essas uniões são registradas em cartórios e estabelecidas dentro da lei. Esses dados foram apresentados pelo Colégio Notarial do Brasil, que é a entidade representativa dos mais de 9 mil notários do país. A média conseguiu ser maior se for comparar aos anos anteriores, já que em 2022, a média foi de 8,7 casamentos por dia, em 2021 foi de 9,1. Já em 2019 e 2018, a média conseguiu ser ainda mais expressiva com números de 10,3 e 10,4 de casamentos por dia.

Todas as uniões que ocorreram foram de forma legal, estabelecidas e registradas em cartórios. 

Desde o ano de 2019, o Brasil permite o casamento de adolescentes, única e exclusivamente a partir da chamada "idade núbil", quando o adolescente completa 16 anos.


Até 31 de março de 2023 foram contabilizados 718 uniões oficiais no Brasil envolvendo menores de idade (Foto:Reprodução/Agência Brasil)


Para que o casamento possa acontecer é necessário que tenha a autorização legal dos pais ou responsáveis pelo adolescente para poder formalizar a união.  Essa regra está estabelecida no Código Civil. A proibição de casamentos para adolescentes menores de 16 anos em qualquer hipótese só passou a ser válida no país quando uma lei federal que alterou a redação do Código Civil foi sancionada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

"Art. 1.520. Não será permitido, em qualquer caso, o casamento de quem não atingiu a idade núbil, observado o disposto no art. 1.517 deste Código."

As uniões que envolvem menores de idade acabaram tendo notoriedade em todo o Brasil, após o prefeito de Araucária (PR), Hissam Hussein Dehaini, de 65 anos, ter acabado de se casar com uma adolescente de 16 anos. Ambos realizaram a cerimônia quatro dias após a jovem completar a idade legal para o matrimônio. Dois dias antes da cerimônia, o prefeito nomeou a sogra, Marilene Rôde, como secretária de Cultura e Turismo do Município.

Foto Destaque: Brasil registra em média oito casamentos por dia envolvendo menores de idade (Foto:Reprodução/Freepik)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo