Saúde

Brasil realizará testes com cogumelos alucinógenos para fabricação de medicamentos.

Medicamentos desenvolvidos com base na Psilocibina, princípio-ativo dos chamados "cogumelos mágicos” pode ajudar no tratamento de doenças como depressão e ansiedade.

27 Mai 2022 - 20h27 | Atualizado em 27 Mai 2022 - 20h27
Brasil realizará testes com cogumelos alucinógenos para fabricação de medicamentos. Lorena Bueri

Um estudo desenvolvido pelo Laboratório de Avaliação e Desenvolvimento de Biomateriais do Nordeste - Certbio, da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande, conhecido como o “Vale do Silício do agreste”, em referência à região da Califórnia que abriga empresas globais de tecnologia, recebeu autorização da Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) para realizar testes com uma substância chamada Psilocibina, o princípio ativo dos cogumelos alucinógenos popularmente conhecidos como “cogumelos mágicos”.

A pesquisa tem por objetivo identificar a dose dos componentes psicoativos presentes nos cogumelos, determinar os efeitos do seu uso em pacientes e avaliar se há qualquer tipo de contaminantes que podem gerar efeitos colaterais e analisar a perecibilidade da substância.

De acordo com os pesquisadores envolvidos no projeto, o estudo pode auxiliar no desenvolvimento de medicações derivadas da substância que possam combater diversas doenças como ansiedade, depressão e dependência química.


Princípio-ativo de "cogumelos mágicos" pode ajudar no tratamento de diversas doenças (Foto: Reprodução/Revista Galileu)


O que são os “cogumelos mágicos”?

Os cogumelos alucinógenos são conhecidos por causarem alucinações, conhecido em diversas religiões ao redor do mundo por realizar uma suposta abertura de canais para comunicação com seres espirituais.

São consumidos crus, desidratados, cozidos ou como chá, o “Shroon Brew”, nascem geralmente no outono, já eram amplamente utilizados pelas antigas civilizações do México, Guatemala e Amazonas durante rituais religiosos, seu consumo data de mais de 3 mil anos atrás,  sua ação bloqueia os efeitos da serotonina no cérebro, afetando todos os sentidos do usuário, interferindo nas emoções, pensamentos e percepção temporal.

Segundo uma pesquisa publicada em 2014, pela revista Human Brain Mapping, a psilocibina age em partes do encéfalo que estão ligadas aos sonhos, o que pode explicar as sensações de “viagens a outros mundos” relatadas pelos usuários, ainda de acordo com o estudo, apesar das alucinações, a parte do cérebro responsável pelos raciocínios lógicos manteve seu funcionamento normal.

O estudo ainda revelou que o uso dos cogumelos pode interferir nos traços de personalidade dos usuários, segundo os pesquisadores envolvidos na pesquisa, dificilmente uma pessoa que já passou dos 30 anos muda sua personalidade, mas as pessoas que utilizam os cogumelos alteram seus comportamentos após as supostas “experiências místicas” vivenciada.

 

Foto Destaque: Cogumelos alucinógenos. Reprodução/ Grupo Recanto

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo