Notícias

Brasil pode aumentar a produção interna de trigo em 1,5 milhão de toneladas

O Brasil tem potencial para aumentar a produção interna de trigo em 1,5 milhão de toneladas, e com esse aumento, a Embrapa prevê que o Brasil pode se tornar autossuficiente do produto em 5 anos.

24 Ago 2022 - 14h52 | Atualizado em 24 Ago 2022 - 14h52
Brasil pode aumentar a produção interna de trigo em 1,5 milhão de toneladas Lorena Bueri

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), revelou que o Brasil tem o potencial para aumentar em mais de 1,5 milhão de toneladas a quantidade de trigo produzido no país. E esse aumento na produção pode ser realizado com os recursos que as regiões produtoras de trigo já possuem, sem a adição de novas áreas de plantio, e sem novas tecnologias. 

O presidente da Associação Brasileira de Trigo (Abitrigo), Rubens Barbosa, disse em entrevista que desde 2018, a produção e colheita de trigo no Brasil aumentou em cerca de 40%, sendo que em 2018 a produção era de 6 milhões de toneladas e hoje essa produção gira em torno de 10 milhões de toneladas, 1 milhão a mais do que a estimativa do governo para este ano. Ele também acrescentou que novos investimentos para aumentar a área de produção do cereal podem fazer com que o Brasil se torne autossuficiente de trigo em 5 anos, metade do tempo previsto pelo governo.

Atualmente, o Brasil produz 35% do trigo que utiliza para consumo próprio, os outros 65% são importados de outros países como Argentina e Ucrânia. Porém, alguns fatores geopolíticos externos, como a guerra entre Rússia e Ucrânia, estão atrasando as importações, causando a falta desse alimento em algumas regiões do país, levando ao aumento do preço do trigo.


Alimentos feitos de trigo (Foto: Reprodução/AgroPós)


Para conter o aumento no preço dessa commodity e tornar o Brasil um país autossuficiente em trigo, a Embrapa eatá usando um novo método que ajuda as lavouras cujo rendimento está abaixo do esperado, a ter uma produção mais eficiente, e isso tudo com recursos já disponíveis. Na região de Cascavel, no Paraná, o método inovador pode aumentar em 100 mil toneladas a produção de trigo na região, já em Cruz Alta de Santo Ângelo, o uso do novo método pode adicionar mais de 90 mil toneladas do cereal à produção.

Com isso, o aumento na produção de trigo pode influenciar no preço dos alimentos derivados do cereal. Desde fevereiro, o valor da commodity aumentou em 70% nos mercados brasileiros, e só a farinha de trigo teve um aumento de 26% em seu preço ao longo deste ano. Assim, com o aumento da produção interna de trigo no Brasil, a tendência é que o setor irá manter os preços como estão atualmente, dificultando um aumento ou uma redução no valor.

 

Foto destaque: Reprodução/Embrapa

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo