Tech

Brasil é um dos líderes na confiança no uso da IA no ambiente de trabalho

Brasil lidera confiança no uso de IA no trabalho, aponta estudo da KPMG. Funcionários reconhecem benefícios, mas também temem riscos, revela pesquisa global da KPMG sobre tecnologia.

28 Fev 2023 - 20h51 | Atualizado em 28 Fev 2023 - 20h51
Brasil é um dos líderes na confiança no uso da IA no ambiente de trabalho Lorena Bueri

A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) está cada vez mais presente em nossas vidas, sendo capaz de oferecer novas possibilidades para empresas, como a automatização de tarefas, cortes de custos, e uma tomada de decisão com maior precisão.



Aperto de mão entre máquina e homem (Reprodução:Istockphoto)


No entanto, um estudo feito pela consultoria KPMG em conjunto com a Universidade de Queensland, na Austrália, mostrou que mais da metade dos trabalhadores não confiam no uso da inteligência artificial no ambiente de trabalho, provando que há um estigma sobre a IA ao redor do mundo.No entanto, o Brasil foge desse padrão, sendo um dos países mais confortáveis em relação à IA no ambiente de trabalho.

Os resultados da pesquisa revelam que a confiança na Inteligência Artificial varia de acordo com os países pesquisados. Os trabalhadores de países ocidentais são mais propensos a desconfiarem do uso dessa tecnologia no ambiente de trabalho, enquanto que países como Brasil, China, África do Sul e Índia têm uma perspectiva mais positiva com a IA no ambiente de trabalho. 

As pessoas que tendem a ser mais receptivas com a IA são os mais jovens e as pessoas com formação universitária e um terço das pessoas dizem que nunca usaram IA no ambiente, mas 13% sequer sabem se já a usaram, isso sugere que ainda não sabemos do que essa tecnologia se trata.

A pesquisa mostra que 3 em cada 5 pessoas ou não sabem se devem confiar ou tendem a não confiar na IA. Essa confiança varia de acordo com a aplicação da tecnologia. Sendo mais inclinados a defenderem a IA na área da saúde, do que na área de recursos humanos.

Segundo a pesquisa, 73% das pessoas estão preocupadas com os riscos da IA e 71% entendem que é necessário uma regulação para proteger a sociedade.Os riscos citados incluem: Segurança cibernética, uso maligno da IA, perda de empregos, perda de privacidade, falha do sistema e perda de direitos humanos.

 

Foto destaque: Empresário apertando a mão de uma máquina (Reprodução:Freepik)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo